Cibercriminosos podem estar atentos às suas impressões digitais

Cibercriminosos-podem-estar-atentos-s-suas-digitais

O assunto da matéria de hoje não é recente, mas nunca foi tão atual, principalmente em meio às novas tecnologias utilizadas em fotografias. A alta qualidade das imagens podem trazer riscos, facilitando o acesso às impressões digitais.

Fotos no estilo “paz e amor”, por exemplo, são capazes de revelar informações pessoais, utilizadas por cibercriminosos em diversas ações no meio digital.

A qualidade das imagens facilita a cópia das impressões digitais

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Japão de Informática (NII) é possível copiar padrões das veias dos dedos de uma pessoa em fotografias feitas com câmera digital a partir de 3 metros de distância. Desta forma, as digitais podem ser copiadas e utilizadas.

Mas, devido ao avanço da tecnologia e a qualidade das imagens capturadas, os riscos de ter as digitais facilmente copiadas só aumentam. Uma simples postagem nas mídias sociais, como Instagram, por exemplo, pode ser um prato cheio para o sucesso da ação.

As impressões digitais permitem o acesso às informações pessoais

Através das digitais, os cibercriminosos podem acessar com facilidade aplicativos responsáveis pelo gerenciamento de atividades financeiras, podendo inclusive vender informações pessoais na internet.

Pesquisadores da Michigan State University chamam a atenção para um outro tipo de ameaça, a criação de uma réplica impressa das digitais copiadas, realizada através de uma impressora jato de tinta comum, tinta condutora e papel, permitindo a leitura feita por scanners biométricos.

E aí? Já conhecia esse tipo de ameaça? Escreva pra gente aqui nos comentários.

Deixe uma resposta