Conheça as mensagens interativas do WhatsApp

O WhatsApp se tornou um dos mensageiros mais populares em todo o mundo. Com sua ampla base de usuários, as empresas estão cada vez mais explorando maneiras de interagir com seu público por meio dessa poderosa ferramenta de comunicação. Uma abordagem eficaz é o uso de mensagens interativas.

O que são as mensagens interativas do WhatsApp?

As mensagens interativas são recursos presentes em uma conta oficial do WhatsApp (WABA) e podem ser estruturadas pelas empresas com cabeçalho, corpo, rodapé e listas dinâmicas ou botões, que facilitam as decisões a serem tomadas pelo cliente.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas?

Mensagens interativas com botões de resposta:

Quando falamos em botões de resposta, nas mensagens interativas do WhatsApp, podemos dividi-los em dois tipos distintos.

Botões Call-to-Action: Enviados junto com modelos de mensagem pré-aprovadas pelo WhatsApp (templates) fora da janela de conversa de 24 horas. Podem ser usados de duas maneiras:

  • Chamando para visitar o site da empresa
  • Chamando para entrar em contato

Botões de respostas rápidas (Quick-Reply): É possível enviar até três opções de escolha para o cliente, com um limite de 20 caracteres em cada um. São muito utilizados junto com ChatBots e suas respostas pré-definidas, diminuindo possíveis erros de seleção.

Além disso, os botões podem ser usados ​​para pesquisas rápidas de opinião, permitindo que as empresas coletem dados e feedbacks valiosos de forma eficiente.

Mensagens interativas com listas dinâmicas:

As listas dinâmicas permitem que as empresas ofereçam um menu aos usuários com até 10 opções diferentes de escolha.

Um restaurante, por exemplo, pode enviar uma lista com os pratos do dia, permitindo que os clientes selecionem seu pedido preferido diretamente na mensagem.

Elas também podem ser usadas para agendamento de datas e horários, itens de compra e para criar experiências de atendimento, através de opções que têm como objetivo resolver problemas comuns, como “Reembolso”, “Troca de Produto” ou “Falar com um Atendente”. Isso agiliza o processo de suporte ao cliente e reduz a necessidade de conversas repetitivas.

Por que utilizar as mensagens interativas do WhatsApp?

As mensagens interativas do WhatsApp, com botões e listas, oferecem uma maneira poderosa para as empresas se conectarem e engajarem seu público-alvo de forma eficaz. Ao utilizar essas funcionalidades, as empresas podem oferecer opções claras, coletar feedbacks, agilizar processos e personalizar de acordo com as escolhas dos usuários. Por meio delas, avançar para a próxima etapa da jornada fica muito mais rápido e intuitivo!

No entanto, é importante lembrar que o uso das mensagens interativas deve ser feito com moderação e considerando a experiência do usuário. Evite o excesso de mensagens enviadas.

Além disso, as empresas devem sempre buscar a conformidade com as políticas e diretrizes do WhatsApp para garantir que suas práticas estejam de acordo com as regras estabelecidas. Isso ajuda a construir uma relação de confiança com os usuários e mantém a confiança da marca.

Ao utilizar essas funcionalidades de maneira estratégica, as empresas podem aumentar o engajamento, melhorar a experiência do usuário e otimizar as taxas de resposta e conversão.

Sua empresa utiliza o WhatsApp Oficial (WABA)? Sim?

Então, explore e aproveite ao máximo tudo o que as mensagens interativas personalizadas com botões e listas são capazes de oferecer.

Para saber mais, baixe agora mesmo nosso e-book, preenchendo o formulário abaixo ou, se preferir, converse com nosso time do comercial, via WhatsApp (14) 3281-1338

2 comentários sobre “Conheça as mensagens interativas do WhatsApp

Deixe uma resposta