O dia 21 de Abril foi oficialmente instituído pelas Nações Unidas, como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, em 2017, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Nesta mesma época, surgiu o World Creativity Day, um festival colaborativo presente em diversos países ao redor do mundo, formando uma comunidade criativa, que promove e conecta iniciativas relacionadas à criatividade e inovação em diversos campos do conhecimento e da cultura.
Vale ressaltar que ações como essas, de incentivo à criatividade e inovação, podem dar início ao desenvolvimento de tecnologias importantes, que contribuam de forma significativa, por exemplo, no campo empresarial.
Nas empresas, a tecnologia é capaz de proporcionar:
- Melhoria da eficiência e produtividade:
As ferramentas tecnológicas, como softwares de gerenciamento de projetos e sistemas de informação, podem ajudar a automatizar tarefas repetitivas e gerenciar de forma mais eficiente os processos internos da empresa.
- Maior agilidade e flexibilidade:
A tecnologia permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças no mercado e façam ajustes em suas operações de forma mais ágil.
- Melhoria da comunicação e colaboração:
As ferramentas de comunicação e colaboração, como videoconferências e plataformas de trabalho em equipe, podem ajudar a promover a colaboração e a comunicação entre os funcionários, mesmo quando estão trabalhando de forma remota.
- Aumento da satisfação dos clientes:
As empresas podem utilizar tecnologias, como chatbots e sistemas de atendimento ao cliente, como por exemplo, as plataformas multicanais de atendimento, para fornecer um atendimento mais rápido e eficiente aos seus clientes.
- Acesso a novos mercados:
A tecnologia também pode ajudar as empresas a expandir seus negócios para novos mercados, por meio de plataformas de comércio eletrônico e outras ferramentas de marketing digital.
Conta pra gente: Você conhece mais algum benefício advindo da utilização da tecnologia, nas empresas?
