Meta estabelece novas regras para precificação das conversas realizadas no WhatsApp Oficial

Em 1º de abril de 2023, a Meta, proprietária do WhatsApp, realizou alterações em sua política de definição de Templates e cobrança dentro da Conexão Oficial (Waba). Quer saber mais? Então vem com a gente!

Sobre as principais alterações realizadas pela Meta

A partir de 1º de junho de 2023, o grupo Meta vai alterar as categorias dos modelos de conversas (templates), que servirão para definir a categoria da conversa e os preços a serem aplicados.

As conversas atuais iniciadas pela empresa serão divididas em três novas categorias: Autenticação, Marketing e Utilitário. Todas elas exigem aceitação prévia do cliente.

  • Modelos utilitários: (Conversas de utilidade): os modelos utilitários se relacionam a uma transação específica e realizam uma das seguintes situações: Confirmar, suspender ou alterar uma transação ou assinatura, incluindo notificações pós-venda e extratos de faturas recorrentes.
  • Modelos autenticação: (Conversas de autenticação): Fornece um código de autenticação ao usuário ou processos de login, verificação da conta, recuperação da conta.
  • Modelos de marketing: Os modelos de marketing são os mais flexíveis, quer dizer, o que não for considerado como Conversas de utilidade nem Conversas de autenticação, agora o WhatsApp considera como de Marketing.

Além dessas três categorias, existe mais uma, conversas de serviços. Nela as conversas não são iniciadas pela empresa, mas pelo usuário para ajudá-los a sanar dúvidas.

Informações sobre cobranças

As cobranças por conversa se baseiam no código do país do usuário. Nesse caso, o usuário é o cliente com quem a empresa está se comunicando. As tarifas de conversas iniciadas por empresas e por usuários variam de acordo com o país ou a região.

Alteração nas exceções de cobrança:

  • As conversas iniciadas pela empresa não serão mais incluídas no período gratuito. Cada empresa terá 1.000 conversas iniciadas pelo usuário (conversas de serviço) gratuitas por mês, independentemente da quantidade de números. O limite de conversas gratuitas é restaurado a cada mês.
  • As conversas não são cobradas quando um usuário entra em contato com a empresa usando um botão de chamada para ação em anúncios de clique para o WhatsApp ou em Páginas do Facebook. A partir de 1º de março, a janela de conversas gratuitas será estendida de 24 para 72 horas quando os usuários enviarem mensagens para empresas usando esses pontos de entrada.

Outras mudanças:

  • Estendendo a janela gratuita para conversas que começam com anúncios que “ Cliquem para o WhatsApp” e CTAs de página do Facebook de 1 para 3 dias (72h) a partir de 1º de março.
  • Tornando gratuitas as primeiras 1000 conversas iniciadas pelo usuário a cada mês (conversas iniciadas por negócios não serão mais gratuitas a partir de 1º de junho).
  • Categorias podem ser contestadas (appealed) a partir de 1º de abril.

Essas informações também estão disponíveis em PDF. Clique aqui para baixar o arquivo.

Quer saber mais? Confira nossa live!!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso comercial, através do WhatsApp (14) 3281-1338

Deixe uma resposta