Seu dispositivo Android pode estar em perigo! O alerta foi transmitido pela unidade de pesquisa de segurança do Google, neste mês de Março, sobre um conjunto de vulnerabilidades encontradas em modems fabricados pela Samsung.
Entre essas vulnerabilidades, quatro poderiam comprometer severamente os dispositivos afetados, permitindo o acesso às informações enviadas e recebidas, como chamadas, mensagens de texto e transferência de dados, sem que o usuário percebesse a ação.
Como os ataques poderiam ocorrer
De acordo com as informações divulgadas por Tim Willis, da equipe do Project Zero do Google, as falhas mais graves permitiriam ataques de forma remota, a partir do conhecimento do número de telefone da vítima. Outras, não tão comprometedoras, poderiam ser utilizadas por operadoras de rede móvel mal-intencionadas ou invasores com acesso local ao dispositivo.
Entre os produtos afetados pelas vulnerabilidades estão:
- Dispositivos móveis da Samsung, incluindo os das séries S22, M33, M13, M12, A71, A53, A33, A21s, A13, A12 e A04;
- Dispositivos móveis da Vivo, incluindo os das séries S16, S15, S6, X70, X60 e X30;
- As séries de dispositivos Pixel 6 e Pixel 7 do Google;
- Qualquer veículo que use o chipset Exynos Auto T5123.
O que fazer caso você possua dispositivos afetados pelas vulnerabilidades
Como nem todas as vulnerabilidades foram corrigidas pelos fabricantes, (dispositivos Pixel corrigidos pelas atualizações de segurança de março), algumas ações são sugeridas aos usuários, como desativar as chamadas Wi-Fi e Voice-over-LTE (VoLTE) presente nas configurações dos dispositivos.
Gostou da matéria de hoje? Escreva aqui nos comentários!
