P92: Conheça o projeto da primeira rede social da Meta baseada em texto

Será que o mercado tem espaço para mais uma rede social? A Meta parece acreditar que sim!! Ela acaba de confirmar a existência do projeto P92, uma rede social descentralizada baseada em texto, que promete se consolidar como um forte concorrente do Twitter e de apps menos conhecidos, como Mastodon, Koo e Artifact.

“Estamos explorando uma rede social descentralizada autônoma para compartilhar atualizações de texto”, afirmou um porta-voz da Meta, ao site Moneycontrol.

Sobre o “P92”

Por trás dos mecanismos de operação do projeto, encontra-se o ActivityPub, o protocolo de rede social descentralizado, que também alimenta o Mastodon. O grande diferencial entre os dois apps ficaria por conta da integração do P92 com o ecossistema da Meta, principalmente o Instagram.

De acordo com as informações apresentadas no mesmo site, os dados de acesso ao Instagram poderão ser utilizados pelos usuários para registro e login também na nova rede social.

Recursos como links com visualização nas postagens (como no Twitter), nome e biografia do usuário, crachás de verificação, imagens e vídeos, estariam presentes nas versões iniciais do app, que também permitiriam seguidores e curtidas.

Além disso, o app deverá ser utilizado conforme as regras presentes na política de privacidade da Meta e termos de serviço específicos relacionados ao compartilhamento de dados entre apps. “Os usuários do P92 serão notificados e concordarão com este aviso/termos ao se inscrever no P92”, afirmou a companhia, em comunicado ao Moneycontrol.

E aí? Qual sua opinião a respeito do projeto da primeira rede social da Meta baseada em texto? Escreva aqui nos comentários!

Deixe uma resposta