Como trabalhar a segurança digital da sua empresa em 3 passos

A presença de ameaças digitais, detectadas em 2022, no Brasil, caiu 12% em relação ao período de pandemia, o que evidencia um preparo maior por parte das empresas, em ações de segurança digital. No entanto, a forma de realizar os ataques também vem sendo aperfeiçoada pelos cibercriminosos. Não é o momento de baixar a guarda!

Essas informações fazem parte do levantamento feito pela Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança que analisou a incidência do cibercrime durante o período de maior presença digital.

Acompanhamos, aqui no blog, diversos acontecimentos (confira na categoria Segurança Digital!) envolvendo diferentes tipos de ataque, como por exemplo, o Ransomware, onde resgastes milionários foram pedidos por cibercriminosos para restaurar o acesso aos dados e sistemas das empresas. Relembre os casos, como Avaddon, em 2021 e os ataques sofridos pelas empresas Americanas, Submarino e Shoptime, no ano passado.

Apesar do recuo em relação aos ataques, todo o cuidado por parte das empresas é pouco! Segundo o Índice de Ciberdefesa 2022/2023, apresentado pelo MIT Technology Review, classificação de 20 das principais economias do mundo de acordo com seus ativos coletivos de segurança cibernética, capacidades organizacionais e posturas políticas, o Brasil ocupa a 18ª posição.

3 passos para trabalhar a segurança digital

  • Atualize as senhas

Revisar e atualizar todas as senhas utilizadas é fundamental para a segurança digital. Não vale aplicar a mesma senha para contas diferentes!!

  • Utilize VPNs

As VPNs podem auxiliar em uma navegação com segurança. Entre outros benefícios, elas são capazes de esconder o endereço IP de sites e anunciantes, evitando o rastreamento na web.

  • Armazene documentos em locais seguros

Aqui não estamos falando em salvar os documentos em pastas no computador, ou em nuvem com acesso protegido por senha. Para ter maior segurança digital, o ideal seria armazená-los, por exemplo, em um aplicativo de gerenciamento de senhas que ofereça também uma área segura para documentos, que permita criptografar arquivos digitalizados.

E aí? Gostou da matéria de hoje? Quer ficar por dentro de mais informações sobre segurança digital? Acompanhe o digisac.blog e nossas mídias sociais!!

Facebook: @Digisac

Instagram: @digi.sac

TikTok: @digisac

YouTube: Digisac Plataforma Multicanal

Deixe uma resposta