A inteligência artificial foi destaque, em 2022, como um dos assuntos mais abordados na internet, graças à popularidade de apps, como Arthbreeder e Lensa que utilizam esta tecnologia. E, no próximo ano não será diferente!! Conheça o ChatGPT, uma novidade do universo da IA que promete dar o que falar.
Sobre o ChatGPT
ChatGPT consiste em um robô desenvolvido pela startup OpenAI, que vem chamando a atenção pela sua capacidade de gerar textos com estruturas muito parecidas àquelas utilizadas pelos seres humanos. Poucos dias após seu lançamento, ocorrido em 30 de novembro, a ferramenta já contava com cerca de 1 milhão de usuários.
Diferente dos apps que falamos anteriormente, responsáveis por utilizar a inteligência artificial na produção de imagens, o ChatGPT promete trazer novas possibilidades envolvendo essa tecnologia, por exemplo, na criação de chatbots, assistentes virtuais e outros sistemas de conversação automatizados. Sem dúvida, aplicações interessantes para as empresas.
Como funciona o ChatGPT
O ChatGPT funciona a partir da interação com os usuários, onde perguntas e respostas dão origem às conversas estabelecidas por escrito. Para formular respostas, cada vez melhores, a ferramenta utiliza a técnica de aprendizado de máquina, chamada “Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano”, (RLHF sigla em inglês).
Gostaria de ver na prática como ela funciona? Acesse o site openAI, clique em ChatGPT e em seguida, “Experimente o ChatGPT”. Configure as informações para o login e pronto!! Só enviar suas perguntas.
Ah!! Não deixe de conferir a versão que preparamos desta mesma matéria, escrita pela inteligência artificial. Clique aqui..
ChatGPT e questões éticas
Como qualquer novidade tecnológica, principalmente relacionada ao uso de inteligência artificial, o ChatGPT trouxe consigo, também, o debate de questões éticas. Exemplos disso, apontados por pesquisadores, são a desinformação a partir de referências falsas, situações de plágio e a disseminação de preconceitos.
É preciso lembrar que apesar de toda a coesão e coerência empregadas na construção do texto o ChatGPT continua sendo uma ferramenta com diversos pontos a serem aprimorados. Neste sentido, a própria ferramenta adverte os usuários, conforme é possível observar na imagem abaixo:

Imagem: Disponível no site chat.openai
ChatGPT e as buscas do Google
Se por um lado a ferramenta chama a atenção ao cuidado que todo usuário precisa ter ao utilizá-la como apoio às atividades do dia a dia, no trabalho, educação ou entretenimento, ela também motiva o agir de grandes companhias no mercado, para não ficarem para trás.
É o caso do Google que ao se deparar com o potencial do ChatGPT e possível ameaça ao seu sistema de buscas, apresentou informações sobre o CALM (Confidente Adaptive Language Modeling), em português, Modelagem de Linguagem Adaptativa por Confiança, um método, ainda em construção, de geração de texto que promete pesquisas mais rápidas e eficientes.
Vamos aguardar tudo o que vem por aí, em 2023 e utilizar com bom senso o que ferramentas, como ChatGPT tem a nos oferecer. Já conferiu na prática como ela funciona? Compartilha sua experiência, aqui nos comentários!!

3 comentários sobre “ChatGPT permite utilizar inteligência artificial na criação de chatbots, assistentes virtuais e sistemas de conversação automatizados (Texto escrito por humano com apoio da IA)”