O que esperar sobre a utilização de chatbots em 2023?

A utilização cada vez maior dos aplicativos mensageiros na comunicação entre clientes e empresas é acompanhada de muitos desafios, como por exemplo, tornar o processo mais ágil, sem perder a qualidade. É aí que surgem os chatbots, conhecidos robôs de atendimento. Como eles vêm sendo utilizados no atendimento digital? O que esperar para 2023?

Dados de relatórios recentes, como o Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgados em agosto de 2022, auxiliam na construção de um possível cenário, onde mensageiros e chatbots atuam juntos no processo de atendimento ao cliente.

Presença dos chatbots no atendimento digital

Quem nunca entrou em contato com uma empresa e recebeu imediatamente uma mensagem com opções que direcionam o atendimento? E quando realizamos uma compra na internet e somos informados, através do WhatsApp, sobre a situação do pedido? Esses são alguns exemplos que demonstram a popularização dos chatbots junto aos mensageiros.

Entre os apps mensageiros quem sai na frente quando o assunto é atendimento automatizado pelo uso de chatbot é o WhatsApp. Nem podia ser diferente, não é mesmo? Afinal, está presente em 99% dos smartphones do país!

Conforme a mesma pesquisa citada anteriormente, o WhatsApp vem se consolidando como um importante canal de atendimento automatizado através dos chatbots. Entre os usuários do mensageiro entrevistados, 89% afirmam já terem sido atendidos por um robô, dentro do app.

Outros mensageiros, como Telegram, Facebook Messenger e Direct do Instagram também possuem a API aberta, que permite a utilização dos chatbots. Mesmo com uma popularidade pequena, comparada ao verdinho, neste quesito, nada impede que as empresas explorem o potencial destes canais no atendimento automatizado.

Atendimento automatizado e experiência do cliente

Como estratégias com foco na experiência do cliente, ao que tudo indica, vieram para ficar, o atendimento automatizado através de chatbots deve estar muito bem alinhado a elas. E como as empresas podem fazer isso? Uma boa dica é fortalecer o relacionamento com os clientes, ouvindo o que eles têm a dizer sobre o atendimento oferecido.

Em relação ao uso dos chatbots no atendimento automatizado, através do WhatsApp, por exemplo, 42% das pessoas que já conversaram com robôs se dizem satisfeitas com essa experiência. Nem é preciso dizer como essa informação é importante, certo?

Como podemos perceber, 2023 promete ser um ano de descobertas relacionadas ao potencial dos mensageiros nos atendimentos automatizados via chatbots e estará repleto de oportunidades para que as empresas melhorem, cada vez mais, o processo de atendimento, através dos relacionamentos estabelecidos com os clientes.

Quer saber mais sobre a utilização dos chatbots junto aos mensageiros digitais e como a plataforma Digisac pode te ajudar? Preencha o formulário abaixo que, em breve, entraremos em contato. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s