Desafios propostos através de apps como TikTok vêm sendo utilizados por hackers para executar novos ataques entre os usuários. Um dos mais recentes é o “Invisible Challenge” realizado com a utilização do filtro “Invisible Body”. Vamos conferir o que aconteceu?
Sobre o desafio “Invisible Challenge” do TikTok
Para fazer parte da brincadeira, o participante era desafiado a divulgar um vídeo na plataforma gravado com o filtro “corpo invisível”, responsável por ocultar a nudez e de certa forma estimular a curiosidade daqueles que visualizavam as imagens.
E foi justamente essa curiosidade que deu origem a uma nova ameaça em que os usuários foram levados a acreditar na existência de um segundo filtro “especial” capaz de retirar os efeitos do primeiro deixando visível o vídeo original.
Como podemos imaginar não era isso que realmente acontecia. A instalação do filtro dava lugar a um malware capaz de roubar senhas, dados de cartões de crédito armazenados em navegadores, contas do Discord, carteiras de criptomoedas e arquivos do computador do usuário.
De acordo com o site bleepingcomputer os vídeos postados no TikTok utilizados para a divulgação do filtro falso receberam mais de um milhão de visualizações e 30.000 membros acumulados em um dos servidores Discord.
Ao ingressarem no servidor Discord as vítimas tinham acesso a um link, postado por um bot que as direcionavam a um repositório GitHub, responsável por hospedar o malware.
Mesmo com a ameaça descoberta e os perfis envolvidos retirados do ar, nada impede que os hackers utilizem outros desafios propostos por meio do app.
Quer saber mais sobre segurança digital? Acompanhe nossas publicações aqui digisac.blog
