O perigo por trás dos desafios em aplicativos como TikTok

Desafios propostos através de apps como TikTok vêm sendo utilizados por hackers para executar novos ataques entre os usuários. Um dos mais recentes é o “Invisible Challenge” realizado com a utilização do filtro “Invisible Body”. Vamos conferir o que aconteceu?

Sobre o desafio “Invisible Challenge” do TikTok

Para fazer parte da brincadeira, o participante era desafiado a divulgar um vídeo na plataforma gravado com o filtro “corpo invisível”, responsável por ocultar a nudez e de certa forma estimular a curiosidade daqueles que visualizavam as imagens.

E foi justamente essa curiosidade que deu origem a uma nova ameaça em que os usuários foram levados a acreditar na existência de um segundo filtro “especial” capaz de retirar os efeitos do primeiro deixando visível o vídeo original.

Como podemos imaginar não era isso que realmente acontecia. A instalação do filtro dava lugar a um malware capaz de roubar senhas, dados de cartões de crédito armazenados em navegadores, contas do Discord, carteiras de criptomoedas e arquivos do computador do usuário.

De acordo com o site bleepingcomputer os vídeos postados no TikTok utilizados para a divulgação do filtro falso receberam mais de um milhão de visualizações e 30.000 membros acumulados em um dos servidores Discord.

Ao ingressarem no servidor Discord as vítimas tinham acesso a um link, postado por um bot que as direcionavam a um repositório GitHub, responsável por hospedar o malware.

Mesmo com a ameaça descoberta e os perfis envolvidos retirados do ar, nada impede que os hackers utilizem outros desafios propostos por meio do app.

Quer saber mais sobre segurança digital? Acompanhe nossas publicações aqui digisac.blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s