Como denunciar conteúdo irregular no Telegram

Presente em 65% dos smartphones no Brasil, o Telegram vem conquistando um número cada vez maior de novos usuários, que buscam no mensageiro um espaço para expressar ideias de forma livre e sem censura. Mas, todo tipo de conteúdo pode ser transmitido? Qual é o posicionamento do app a respeito disso?

Já podemos adiantar que não. O Telegram não permite conteúdos públicos ilegais em pacotes de sticker, canais e bots disponíveis publicamente na plataforma. Isso quer dizer que conteúdos como spam, pornografia, de incitação à violência, terrorismo e abuso infantil são proibidos!!

O que fazer quando me deparo com conteúdo irregular no Telegram?

De acordo com as informações presentes no site do Telegram, se alguém encontrar pacotes de sticker, canais ou bots com conteúdos ilegais é possível denunciá-los através do e-mail abuse@telegram.org

Vale destacar que outros tipos de conteúdos também podem ser reportados à equipe de moderação do mensageiro, como por exemplo, aqueles que representam infrações aos direitos autorais. Neste caso, a reclamação deve ser enviada pelo próprio proprietário ou seu representante para dmca@telegram.org

Denúncias feitas por e-mail devem incluir na mensagem um link ou @username de quem o conteúdo será analisado. Não é possível localizá-los por capturas de tela.

Assim que os e-mails são recebidos pela equipe do Telegram, o conteúdo é verificado e poderá ser retirado do ar. Mas, será que existe alguma outra forma de denúncia, além do e-mail? Sim, através do botão “denunciar” diretamente no aplicativo.

Como utilizar o botão “denunciar” no Telegram

  • Android: abrir o canal, clicar em “…” no canto superior direito e depois em “Denunciar”. Feito isso, selecione o motivo da denúncia.

Imagem: Milena Paterlini/Digisac.blog

  • iOS: abrir o canal, clicar na imagem no canto superior direito para abrir o perfil. O botão “Relatório” está logo acima de “Deixar canal”.
  • Telegram Desktop: abrir o perfil do canal. O botão “Relatório” está logo acima de “Deixar canal”.

Como dissemos anteriormente, o Telegram realiza a moderação apenas de conteúdos disponíveis publicamente. Assim, chats individuais ou em grupos, considerados pelo app como conversas privadas, não são verificados.

Em casos de ações de golpistas ou de alguém se passando por você, a orientação sugerida é entrar em contato através do @NoToScam

Quer saber mais? Acesse os termos de serviço do Telegram e também sua Política de Privacidade.

Para ficar por dentro de assuntos como esse, acompanhe o digisac.blog e nossas mídias sociais!!

Facebook: @Digisac

Instagram: @digi.sac

TikTok: @digisac

YouTube: Digisac Plataforma Multicanal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s