Perfis falsos no Linkedin: Veja o que pode estar por trás deste tipo de ameaça

É comum vermos, no ambiente digital, informações chamando a atenção sobre possíveis golpes aplicados através de perfis falsos no Instagram. Mas você sabia que o Linkedin também pode ser utilizado com essa finalidade?

O aumento no número de perfis falsos na plataforma é motivo de preocupação dos usuários, principalmente equipes de recrutamento e seleção das empresas.

Sobre os perfis falsos no Linkedin

De acordo com o site krebonsecurity para a criação das identidades falsas cibercriminosos fazem uso tanto da inteligência artificial, aplicada às fotos, como também de textos extraídos de contas verdadeiras. Ao serem criados, os perfis falsos são enviados, em massa, graças ao auxílio de bots.

A especialista em segurança digital, Kreb On Security, comprovou recentemente a ação de inúmeros perfis falsos solicitando cargos de Chief Information Security Officer (CISO), em grandes empresas americanas, como Biogen, Chevron, ExxonMobil e Hewlett Packard.

Foi possível constatar a aplicação desses perfis também a diferentes funções executivas de empresas e grupos responsáveis por ações humanitárias, normalmente em destaque no noticiário, após a ocorrência de desastres naturais.

A empresa cita, como exemplo, o fato que ocorreu ao grupo Sustainability Professionals, presente no Linkedin, Conforme as informações, Hamish Taylor, um de seus administradores, fez um alerta através de seu próprio perfil, sobre a ação de 500 perfis falsos, em tentativas de explorar especialistas em ajuda humanitária e alívio de crises. Após a divulgação do fato, o Linkedin se manifestou removendo tais perfis.

No entanto, esse é apenas um caso entre muitos que ocorrem diariamente, na plataforma. Além de tentativas de explorar especialistas, os perfis falsos também vêm sendo utilizados por falsos colaboradores e por hackers em tentativas de conseguir empregos em empresas de criptomoedas.

Uma grande preocupação em relação a esses perfis é a possibilidade de criação de uma rede social de bots que seria responsável por algum ataque futuro, ampliando a disseminação de informações falsas, por exemplo.

Quais ações o Linkedin poderia tomar?

Entre as sugestões de ações a serem implementadas pelo Linkedin, para evitar a incidência de perfis falsos estão:

  • Adicionar uma data de “criação em” para cada perfil;
  • Oferecer às empresas algum tipo de interface de programação de aplicativos (API) que permita remover rapidamente perfis;
  • Verificação de domínio semelhante à marca verificada do Twitter.

Quer ficar por dentro de mais informações sobre segurança digital? Então não deixe de acompanhar o digisac.blog e nossas mídias sociais!!

Facebook: @Digisac

Instagram: @digi.sac

TikTok: @digisac

YouTube: Digisac Plataforma Multicanal

Deixe uma resposta