Veja como a metodologia DISC pode beneficiar o seu negócio

Quanto mais moderna e evoluída tecnologicamente uma sociedade se encontra, maior a necessidade do agir com foco no humano.

Quem nunca ouviu falar em termos, como atendimento humanizado, experiência e sucesso do cliente? Presentes nas empresas, eles demonstram a preocupação em relação ao trabalho pautado no relacionamento com o cliente.

Se você acompanha o DigiBlog pode perceber que adoramos falar sobre esses assuntos por aqui, não é mesmo? Confira a matéria “Qual a relação entre marketing e vendas na aplicação do Rapport” e fique por dentro dessa técnica tão importante para as empresas, responsável por gerar relacionamentos que trazem excelentes resultados em vendas.

Vimos que para estabelecer bons relacionamentos é fundamental, por exemplo, se comunicar corretamente com os possíveis clientes, através do conhecimento de suas reais necessidades, ou seja, as dores que podem ser sanadas por seu produto ou serviço.

Mas, você sabia que outros fatores também contribuem para uma boa comunicação? A metodologia DISC visa auxiliar neste sentido. Quer saber mais? Então, vem com a gente! Como não poderia faltar, o nosso bate-papo da vez trouxe a participação super especial da Larissa Zamarioli Ribeiro, Analista Comportamental – RH, da Ikatec.

Bate-papo com a Larissa

Digisac.blog: No que consiste a metodologia DISC?

Larissa: A metodologia DISC nos ajuda a entender sobre os nossos comportamentos e o das pessoas ao nosso redor e, para isso ela divide as pessoas em 4 perfis diferentes. Primeiramente pensamos no grupo que avalia o ritmo, podendo ser Impulsivo ou Reflexivo. O segundo grupo avalia o foco, podendo ser em Objetivos ou em Pessoas. As inclinações de uma pessoa nesses 2 grupos definem o quadrante que ela está, e assim, o perfil.

Ao abrir esse conhecimento podemos explorá-lo de diversas formas e para diferentes finalidades em nossas vidas.

Digisac.blog: Quais os benefícios dessa metodologia, de forma especial, ao trabalho desenvolvido no ambiente interno da empresa?

Larissa: São vários os benefícios que o conhecimento do DISC traz para as empresas. A partir do entendimento de que as pessoas são diferentes, criamos uma nova forma de analisar as interações, por exemplo: algumas pessoas podem se sentir atacadas por algum comportamento do colega de equipe, criticar a forma de realizar uma tarefa, mas, na verdade, a diferença está apenas em pontos dos perfis, que podemos aprender a conviver e respeitar, quando entendemos o motivo dessas diferenças.

O ser humano precisa de tempo e ajuda para se conhecer, quando começamos essa descoberta, através de DISC, todo o entorno se torna mais leve. Tiramos a pressão de perfeição que está sobre as pessoas, aprendendo a explorar aquilo que naturalmente elas sabem fazer. Alinhamos o conhecimento uns dos outros e reconhecemos áreas que precisam de cuidado. A produtividade aumenta, a empatia e respeito começam a existir de forma mais consistente. A comunicação se torna mais assertiva, pois saberemos o foco que aquela pessoa prefere, saberemos se a atenção dela passa mais tempo focada em emoções ou em objetivos.

Digisac.blog: E em relação à comunicação estabelecida com os clientes e possíveis clientes da empresa? Por que a aplicação da metodologia DISC pode ser importante?

Larissa: Com os conhecimentos da metodologia podemos entender a “língua” que a pessoa se comunica, qual o direcionamento do foco, qual o ritmo para agir, como gosta de ser tratada, entre outros pontos. Podemos identificar, então, se devemos ser mais pessoais ou sérios; passar todas as informações e aguardar o retorno ou investir um tempo maior, explicar mais vezes para que ela tenha tempo de refletir sobre a proposta; se nossas explicações precisam conter pontos que foquem nas pessoas ou nos resultados. Automaticamente aumenta a assertividade das ações e o relacionamento com o cliente se torna mais sólido.

Digisac.blog: Como as palavras utilizadas na metodologia DISC, resultado (Dominância), pessoas (Influência), segurança (Estabilidade), processos (Conformidade), podem facilitar a comunicação com o outro, seja colaborador ou cliente?

Larissa: Para entender sobre a comunicação vamos precisar explorar um pouco mais as caraterísticas dos perfis.

O Dominante é focado em objetivos e possui o ritmo rápido, ou seja, é mais distante dos relacionamentos, mais sério, mais executor, precisamos falar com esse perfil focando nos resultados e de forma direta.

Já o Influente foca em pessoas e mantem o ritmo rápido, sendo enérgico, feliz, entusiasmado e pode acabar sendo sem noção quando muito intenso. É um perfil que precisamos de um ritmo mais acelerado assim como o D, mas que necessita da pessoalidade nos diálogos e relacionamentos.

Mudando o ritmo para reflexivo e mantendo o foco em pessoas temos o S – Estabilidade, que é um ser humano adorável! Costuma ser mais reservado, precisando de tempo e espaço para pensar, falar, decidir. Com esse perfil é ideal apresentar as opções, os pontos positivos e negativos da possível decisão, não pressionar e ser amigável.

E por último, temos a exatidão em forma de perfil, que são os Conformidades. Esses focam no objetivo assim como o D, mas gostam dos processos, pelo ritmo reflexivo que possuem. São pessoas que adoram uma arrumação, então precisamos passar a informação de forma organizada. São mais centrados e não gostam muito de proximidades rápidas.

Digisac.blog: Você gostaria de deixar alguma dica especial, uma mensagem para aqueles que desejam se aprofundar na metodologia DISC e colocá-la em prática, na empresa?

Larissa: Gastamos tempo aprendendo conhecimentos técnicos e se graduando em inúmeros cursos, mas pouco tempo aprendendo sobre nós mesmos. Minha dica especial é: Busque o autoconhecimento!

Somos a nossa própria companhia a vida toda. Precisamos entender e conhecer sobre nós. Depois disso, é saudável conhecer as pessoas com quem convivemos, para evitar conflitos e aprender a admirar as diferenças ao invés de sofrer com elas.

Sempre há tempo de começar. Estudar sobre perfis e áreas correlatas é fascinante! O livro: As emoções das pessoas normais, fala sobre toda a teoria DISC, é um bom começo.

Agora, conta pra gente: Já conhecia a metodologia DISC? Tem alguma dúvida sobre este assunto? Escreva, nos comentários!

4 comentários sobre “Veja como a metodologia DISC pode beneficiar o seu negócio

Deixe uma resposta