Hoje, 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente, um momento especial para, juntos, refletirmos a respeito das ações que as empresas podem colocar em prática, com o objetivo de estreitar e fortalecer o relacionamento com o cliente.
Em meio às diversas atividades do dia a dia, principalmente na busca por soluções de algum problema, é natural pensar em muitas coisas, ao mesmo tempo, se afastando do ponto principal, o nosso cliente. Quem nunca ouviu a seguinte frase: Os clientes devem estar no centro do seu negócio. Mas, você sabe dizer o que isso realmente significa?
O cliente no centro dos negócios
Podemos dizer que posicionar o cliente no centro tem por finalidade fazer todo o time pensar a respeito da razão de determinado produto ou serviço existir, seja no momento de aperfeiçoar o que já é oferecido ou quando é lançado algo novo. Será que é simples para as empresas agirem dessa maneira?
Não, nem um pouco. Na verdade, consiste em um desafio, que para dar certo, exige um trabalho em conjunto. Assim como acontece com cada um de nós, em nossos relacionamentos pessoais, onde sentimos dificuldades em voltar nossos olhos, nosso coração ao próximo, com as empresas acontece o mesmo. Sabe por quê? Porque elas são constituídas por pessoas.
E a tarefa mais difícil não é o fato de voltar a atenção ao cliente. Para isso acontecer o grande desafio das empresas é olhar primeiro para seus próprios processos, o seu interior, como também acontece conosco. O que pode ser melhorado para que seja possível entregar soluções que realmente façam sentido ao cliente?
Trouxemos algumas ideias para trabalhar o relacionamento entre empresa e cliente:
- Trabalhe de forma estratégica os canais de comunicação
Trabalhar de forma estratégica envolve o planejamento da comunicação, considerando a finalidade de cada canal, ou seja, qual necessidade do cliente será suprida. Trata-se de um canal para reclamações, utilizado para fornecer informações ou específico para concretizar vendas?
Com base na finalidade é possível desenvolver os conteúdos a serem trabalhados e as ferramentas certas capazes de avaliar se os objetivos estão sendo atingidos.
Com o passar do tempo, você poderá observar como as empresas – e a sua – vão se adaptando na utilização de determinados canais de comunicação, conforme o comportamento e as necessidades dos clientes.
- Capacite e envolva seus colaboradores nos valores que norteiam a empresa
Como dissemos anteriormente, empresas são formadas por pessoas e para que os objetivos sejam alcançados é necessário o envolvimento de todos. Se entre esses objetivos está o trabalho desenvolvido com foco nas necessidades do cliente, é fundamental que cada integrante conheça e seja capacitado quanto ao seu papel e como pode contribuir para a solução esperada.
A capacitação pode acontecer através de diferentes formas. O importante é que exista esta preocupação por parte da empresa, desenvolvendo ações que promovam o compartilhamento de conhecimento em relação aos produtos, serviços, ao perfil do cliente atendido e as dúvidas e necessidades comuns entre os colaboradores.
- Valorize o processo de atendimento ao cliente
Valorizar o processo de atendimento significa considerá-lo fundamental para sua empresa. É através dele que os clientes se aproximam e passam a conhecer, não apenas as informações sobre o produto ou serviço, mas o que para eles é o mais importante, como a empresa está disposta a ajudá-los.
Como já vimos, na matéria “Customer Experience e Customer Success: Conheça essas estratégias aplicadas ao atendimento” em meio a tantas opções no mercado, o que se torna um diferencial, no momento de escolha, é a experiência que a marca proporciona. No atendimento isso não é diferente.
Utilizar ferramentas que otimizam o processo de atendimento do seu negócio é muito importante. Mas, e se através delas, sua empresa oferecesse experiências únicas no atendimento ao cliente? Ah! Seria melhor ainda!!
Esperamos que você tenha gostado da matéria de hoje. Se o assunto foi importante para você, não deixe de curtir e seguir nosso blog.
