Qual a relação entre marketing e vendas na aplicação do Rapport

Técnicas de rapport se mostram eficazes no desenvolvimento de estratégias comerciais e encontram, no marketing, o apoio necessário para sua correta implementação. Quais fatores fazem parte dessa relação? Em que as empresas precisam estar atentas?

Para auxiliar no processo de conhecimento e sermos capazes de responder questões como essas, convidamos a Deise Alcântara, Supervisora de Marketing da Ikatec, para um bate-papo super especial sobre o tema. Quer saber como foi? Então, vem conferir com a gente!

Bate-papo com a Deise Alcântara

DigiBlog: Para quem está vendo o termo rapport, pela primeira vez, você poderia falar um pouco sobre seu significado e relação com a área de vendas?

Deise Alcântara: O Rapport é uma técnica utilizada para estabelecer e criar uma relação de proximidade com o cliente. Quando criamos essa conexão, geramos uma confiança maior, passo importante para a conquista do cliente. Nos sentimos muito mais à vontade para sermos ouvidos, respeitados e compreendidos, quando conversamos com pessoas que possuem os mesmos valores, crenças ou simplesmente torcem para o mesmo time ou possuem o mesmo gosto por um estilo musical, por exemplo.
Ele é o primeiro passo para que a sua comunicação seja bem-sucedida.

Digisac.blog: Quais os principais benefícios das técnicas de rapport aplicadas às estratégias comerciais?

Deise Alcântara: Existe uma série de benefícios para quem utiliza essa técnica:

  • Gera confiança, e quando isso acontece, as chances de conquista e fidelização da marca ou produto aumentam;
  • Desenvolve relacionamentos duradouros, e isso é extremamente importante, uma vez que o custo de manter um cliente é menor do que conquistar clientes novos;
  • Favorece e facilita as relações interpessoais e cativa o consumidor;
  • Facilita o diálogo e aumenta as chances de venda.

Digisac.blog: Qual o papel do marketing, na implementação das técnicas de rapport?

Deise Alcântara: O Marketing tem um papel extremamente importante no desenvolvimento de ações para divulgar sua marca ou produto. Compreender o conceito de rapport ajuda a elaborar estratégias de comunicação mais eficientes e melhorar o resultado da empresa.
Entender qual a dor do lead, ou se o seu produto resolve o problema identificado são algumas das rotas que precisamos conhecer para uma comunicação precisa.

Digisac.blog: O que você sugere para aqueles que estão interessados em aplicar as técnicas de rapport às estratégias comerciais do seu próprio negócio? Existe algo que, na sua opinião, deve ser evitado?

Deise Alcântara: Já entendemos que o objetivo do rapport é criar uma conexão entre as pessoas. Com base nisso, alguns erros devem ser evitados. A falta de empatia ou interesse podem acabar com a sua venda. Além disso, é importante dar espaço para o cliente falar, a interação não pode ser um monólogo, na ansiedade em concluir uma venda ou encerrar uma conversa, acabamos adotando comportamentos que atrapalham o andamento da conversa. É importante exercitar a empatia e a paciência.
Por fim, não force a utilização do rapport e atente-se com a linguagem corporal. Quanto mais natural a conversa se desenrolar, maior a conexão que você vai obter com seu potencial cliente.

Já conhecia o termo rapport? Possui alguma dúvida sobre o assunto abordado na matéria de hoje? Escreva aqui nos comentários! Será um prazer poder te ajudar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s