Dia do profissional da inteligência do Brasil: Conheça os fatos relacionados a esta celebração

Comemora-se hoje, 6 de setembro, o dia do profissional de inteligência brasileira. Você sabe qual a origem desta data, quem são os profissionais envolvidos e quais atividades realizam? Não? Então, vem conferir com a gente!

Podemos adiantar, por aqui, que o início formal da atividade de inteligência, no Brasil, nasceu com a criação do primeiro órgão nacional ligado à área, o Conselho de Defesa Nacional (CDN), no ano de 1927. Porém, a data comemorativa está relacionada a outro fato, a origem do Serviço Federal de Informações e Contrainformações (SFICI), em 6 de setembro de 1946.

Agência Brasileira de Inteligência

Impossível falar sobre inteligência e os profissionais da área, sem recordar o papel desempenhado pela ABIN, a Agência Brasileira de Inteligência, criada, em 1999, durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, para ser a central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), responsável por todo o serviço de inteligência nacional.

Os profissionais da inteligência do Brasil e suas áreas de atuação

O 6 de setembro celebra o trabalho estratégico realizado por homens e mulheres que, através do conhecimento, contribuem para o progresso e proteção do país. Suas áreas de atuação são: Inteligência, Contrainteligência, Operações e Ensino de Inteligência. Vamos conhecer o que cada uma delas significa?

Inteligência: O conhecimento produzido pelos profissionais visa orientar a tomada de decisão sobre assuntos estratégicos, de interesse social, como crime organizado, formulação de políticas públicas e assim por diante.

Contrainteligência: Através do conhecimento, produzido nesta área, os profissionais são incumbidos a promover a segurança do país, contra possíveis ameaças internas e externas.

Operações: Trata-se de uma área onde o profissional atua em campo, através de técnicas, para obter informações de interesse à Inteligência e Contrainteligência.

Ensino de Inteligência: É a área responsável pela capacitação dos profissionais de inteligência, fornecida pela ABIN, através de cursos sobre diversos temas, ministrados aos servidores e órgãos parceiros.

Quer saber mais? Acesse o site gov.br

A todos os profissionais da Inteligência, parabéns pelo seu dia!

E aí? O que achou da matéria de hoje? Escreva pra gente, aqui nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s