Se você fez parte de uma geração que se aventurava nos primórdios da internet discada, esperando até a madrugada ou finais de semana para conversar com os amigos e baixar suas músicas favoritas, através do pulso único, bem mais econômico, provavelmente deve se recordar do Cadê?, certo? Mas, o que será que aconteceu com ele?
É uma dúvida interessante até mesmo para os mais novinhos. Afinal, é sempre bom conhecer sobre uma época em que a tecnologia, relacionada à internet, não era tão rápida e acessível, como acontece nos dias de hoje.
Sobre o Cadê?
Lançado em 1995, por Gustavo Viberti e Fabio Oliveira, o Cadê? foi considerado o primeiro navegador brasileiro, fazendo um enorme sucesso entre seus usuários.
Para sua criação, Viberti se inspirou no Yahoo, buscador americano, muito conhecido entre nós atualmente, tornando-se semelhante a ele em funções, como localização de imagens, vídeos, notícias, produtos e serviços de correio eletrônico.
As dificuldades encontradas pelos fundadores do Cadê? estavam relacionadas à lentidão em catalogar novas páginas, afinal, todo o processo era manual, a internet crescia rapidamente e a publicidade online praticamente não existia.
Concorrentes ao Cadê?
Mesmo em meio às dificuldades, o sucesso do Cadê? crescia entre os usuários, fazendo frente a concorrentes, como Altavista, que se destacava por utilizar robôs no processo de catalogação dos sites e o Aonde, buscador na ativa até os dias atuais, sendo utilizado na venda de produtos, como templates para websites.
O sucesso do Cadê? se manteve até o lançamento do Google, em 1998. Com tecnologia incomparável aos demais buscadores, o Google superou o brasileiro e outros concorrentes.
Tanto Cadê? quanto Altavista acabaram sendo comprados, anos depois, pelo Yahoo. Até hoje, a página principal do famoso buscador brasileiro é direcionada para o site do Yahoo Search, como ilustra a figura abaixo.

Curiosidades sobre o Cadê?
- Top Cadê?: Concurso promovido pelo Cadê? para eleger os melhores sites da internet brasileira.
- Após o usuário cadastrar o site manualmente no Cadê? era necessário aguardar a confirmação, que acontecia umas três semanas depois.
- Comparado ao Google de sua época, se apropriava da seguinte frase: “Quer achar alguma coisa na internet? Vai no Cadê!”
E aí? Conta pra gente: Você também fez parte dos usuários do Cadê?
