Você sabia que existe um sistema, chamado DNS, desenvolvido especialmente para facilitar a vida de quem navega por sites, na internet? Isso mesmo!! Um ótimo exemplo é o DNS do Google. Que tal aprender a configurá-lo?
Mas, antes de conferir o passo a passo, veja algumas informações e entenda como o DNS pode beneficiar o seu processo de navegação.
Qual o papel do DNS?
Quando digitamos o nome de alguma página, na barra do navegador, é o Domain Name System ou simplesmente DNS, quem faz sua localização e tradução para números IP. Imagine ter que escrever uma sequência determinada de números, pontos e letras, sempre que desejar abrir o www.digisac.blog.com.br Não seria nada agradável, certo?
Muita gente desconhece a função do DNS, pelo motivo de praticamente nunca terem ficado sem o auxílio de um. Se você já precisou digitar o endereço IP, no navegador, conta aqui pra gente!!
Saiba que, por padrão, utilizamos o DNS oferecido pelo provedor de acesso ou empresa responsável pelo funcionamento da conexão. No entanto, é possível escolher pelo serviço que melhor atender suas necessidades. Temos, como exemplo, o DNS do Google.
Além de tornar a navegação mais rápida, o DNS pode também detectar sites falsos ou infectados com malwares e bloquear outros de conteúdo adulto, um grande auxílio aos pais.
Sobre o DNS do Google
De acordo com o site developers.google.com o DNS do Google é um serviço gratuito e pode ser utilizado, em diferentes sistemas operacionais, como Windows, macOS e Linux, no desempenho das seguintes funções:
- Acelerar a experiência de navegação;
- Melhorar a segurança;
- Obter resultados esperados sem absolutamente nenhum redirecionamento.
Agora que você conhece os benefícios que podem ser alcançados a partir da utilização do DNS do Google, vamos aprender a configurá-lo, no Windows?
Como configurar o DNS do Google, no Windows
Passo 1: Selecione o “Menu Iniciar” e clique em “Configurações”;

Passo 2: Agora, vá até “Rede e Internet”;

Passo 3: Feito isso, clique em “Wi-Fi”;

Passo 4: Selecione “Alterar opções de adaptador”;

Passo 5: Clique com o botão direito em cima da rede de internet ativa e depois, em “Propriedades”.

Passo 6: Em “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e clique em “Propriedades”;

Passo 7: Clique na opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”;

Passo 8: Agora, em “Servidor DNS preferencial”, insira os números do DNS Do Google 8.8.8.8 e em “Servidor DNS alternativo”, 8.8.4.4 e clique em “OK”, para salvar as configurações realizadas.

Prontinho!! Você acaba de configurar o DNS do Google, em seu computador e já pode ter acesso a todos os benefícios para a navegação.
E aí? Já utilizou o DNS do Google? Conte pra gente o que achou!!
