Conheça o papel da API da Digisac

Com a tecnologia tão presente em nosso cotidiano, passamos a ter contato com certas palavras que, muitas vezes, nem sabemos, ao certo, o que significam. É o caso da API. Quem nunca ouviu falar sobre ela?

Recentemente, falamos aqui no blog a respeito das novidades da Meta que vem sendo desenvolvidas para as empresas, como os planos da companhia em abrir a API Cloud do WhatsApp para todos os tipos de negócio. Confira a matéria completa aqui.

O termo também é comum de ser visto, no Telegram, quando o mensageiro traz alguma novidade exclusiva para desenvolvedores, como a Revolução nos Bots, presente na atualização divulgada no mês de abril.

Mas, a API não é algo restrito a aplicativos, como WhatsApp e Telegram. Ela faz parte de diversas outras ferramentas utilizadas em nosso cotidiano, como a Digisac, por exemplo. Qual seu papel junto à plataforma?

Para falar sobre o assunto, convidamos o Carlos Toledo, Analista de Suporte Técnico da Ikatec Engenharia de Software, empresa desenvolvedora da Digisac.

Bate-papo com o Carlos Toledo

DigiBlog: O que é API? Onde ela está presente?


Carlos Toledo: API é um conjunto de rotinas e padrões de programação para ter acesso a uma aplicação ou plataforma, de forma mais clara e segura, sem a necessidade de entrar em muitos detalhes em relação a linguagem de programação em si, sendo presente nos aplicativos e softwares que utilizamos no dia a dia, para dar maior dinâmica na utilização das ferramentas.

DigiBlog: Qual o papel que a API desempenha, de maneira geral?

Carlos Toledo: A API tem um papel muito forte na hora de fazer integrações entre sistemas, utilizar as funcionalidades fora do sistema base da aplicação ou até mesmo para ficar mais fácil de reutilizar algum recurso, podendo ser interligados sistemas de diferentes linguagens e até mesmo ambientes diferentes (Computadores/Celulares/Sistemas Embarcados), para que assim você possa utilizar de “rotas” criadas para facilitar a utilização das funcionalidades do sistema.

DigiBlog: E na plataforma Digisac? Qual sua função e como ela pode ser utilizada?

Carlos Toledo: Na plataforma, utilizamos a API para todo o nosso fluxo de criação/alteração/busca/exclusão de dados, por meio das rotas pré-definidas que executam por trás de cada ação realizada. Também podemos fornecer essas rotas para que seja possível executar essas mesmas ações, mas por aplicações externas, podendo criar as integrações entre os sistemas.

DigiBlog: Recentemente você realizou um treinamento com a equipe de Suporte da Ikatec. Qual foi o objetivo dessa ação?

Carlos Toledo: O objetivo foi mostrar o que representa a API dentro da Digisac e como podemos utilizá-la, que é um diferencial bastante interessante na hora de conversamos com um cliente mais técnico que está explorando essa nova faceta da plataforma e também para quem um dia deseja seguir a carreira dentro de alguma área do desenvolvimento de software, pode ser o ponta pé inicial. Isso nos leva às dúvidas levantadas por nossos clientes, sendo possível entender melhor as solicitações realizadas e caso necessário, transmitir o problema para um nível mais elevado de forma mais clara e com rapidez.

DigiBlog: Qual mensagem você pode deixar para os clientes da Digisac ou para aqueles que desejam saber mais sobre a API da plataforma?


Carlos Toledo: Para entender melhor o que ela faz e como pode ser utilizada, só chamar nosso suporte no canal do WhatsApp (14) 3281-1338, onde podemos auxiliar, em tempo real, com as dúvidas e também fornecer a documentação necessária para estar iniciando essa nova etapa com a Digisac.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s