Apple e Google serão investigadas no Reino Unido

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) abreviação de Competition and Markets Authority, reguladora do Reino Unido, acaba de anunciar os planos de uma investigação sobre as gigantes da tecnologia, Apple e Google, devido ao domínio exercido nos ecossistemas móveis.

Entre os assuntos envolvidos na investigação estão as restrições da Apple em relação aos navegadores móveis e jogos na nuvem, na App Store, além de medidas de execução contra o Google, por práticas de pagamento, em sua loja de aplicativos.

Por que a investigação é necessária?

De acordo com o site gov.uk, caso nenhuma ação fosse tomada, Apple e Google continuariam a dominar o setor, dificultando, cada vez mais, a concorrência e o incentivo aos negócios inovadores.

Andrea Coscelli, CEO da CMA, em relação às restrições aos navegadores móveis, feitas pela Apple, afirma: “Precisamos dar às empresas de tecnologia inovadoras, muitas das quais são startups ambiciosas, uma chance justa de competir”.

Em postagem realizada nesta segunda-feira (13), Pavel Durov, fundador do Telegram, discorre a respeito do assunto. Ao agir assim, a Apple poderia estar prejudicando intencionalmente seus aplicativos da web, para forçar os usuários a baixar mais aplicativos nativos, onde pode cobrar a comissão de 30%.

Para Durov, o Telegram Web poderia atingir uma qualidade ainda melhor, em dispositivos móveis, se a Apple não limitasse o trabalho dos desenvolvedores em relação ao que pode ser feito em iPhones e iPads.

Como dissemos, no início da matéria, além dos navegadores móveis, outros assuntos estão presentes na investigação, como jogos na nuvem, já que serviços do tipo foram bloqueados pela Apple, em sua App Store, também trazendo prejuízos à inovação e competição neste setor.

Em relação às medidas de execução contra o Google, a investigação envolve, principalmente, as condições definidas pela companhia sobre como os usuários podem fazer pagamentos, na sua loja de apps, para determinados produtos digitais.

O primeiro passo tomado pela CMA, após verificar onde é possível agir de forma imediata, está sendo o de consultar informações para a proposta de referência de investigação de mercado, que deverá ser concluída no mês de julho. A investigação, em si, terá duração de 18 meses, a partir da data de conclusão da referência.

Qual sua opinião em relação ao comportamento adotado por Apple e Google, no mercado? Escreva pra gente, aqui nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s