O Telegram é conhecido mundialmente por atuar em defesa à liberdade de expressão de seus usuários, estando disposto a enfrentar tentativas de bloqueio e censura, realizadas por países ou instituições autoritárias. Quem não se lembra do caso envolvendo o STF (Supremo Tribunal Federal) e o app?
E como já dissemos por aqui, até as eleições, muitas coisas ainda podem – e vão – acontecer. Veja, por exemplo, as ações inéditas que estão sendo tomadas, por parte do mensageiro, para não ser banido, em nosso país.
Encontro entre executivos do Telegram e autoridades brasileiras
Nesta terça-feira (07) ocorreu um encontro, em Brasília, entre o vice-presidente do Telegram, o russo, Ilya Perekopsky, o representante legal do aplicativo no Brasil, o advogado Alan Thomaz e autoridades brasileiras, como o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.
No dia anterior (06), foi a vez do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) receber os executivos do Telegram para uma conversa. E quais foram os assuntos abordados nesses encontros?
Conforme postagem feita pelo presidente Jair Bolsonaro, em seu perfil no Twitter, sua conversa com os executivos do Telegram e o ministro das Comunicações foi sobre a liberdade de expressão, democracia e cumprimento da Constituição.
Já, no encontro dos executivos do Telegram, com o TSE, foram abordadas, segundo o site da mobiletime, as novas medidas que a plataforma pretende implementar para o “combate à desinformação”, nas eleições gerais de 2022, além do conteúdo de uma lista de solicitações, apresentadas pela instituição brasileira a Perekopsky.
Entre as medidas, exigidas pelo STF, está o monitoramento de conteúdos de diversos canais na plataforma, que poderão ser marcados como potencial desinformação e encaminhados aos canais das agências de checagens de fatos no próprio Telegram e a possibilidade dos usuários marcarem e denunciarem materiais à plataforma.
Continuemos a acompanhar os próximos acontecimentos e tudo o que está por vir até as eleições.
Qual sua opinião a respeito das ações tomadas pelo STF e as que vem sendo implementado pelo Telegram? Escreva pra gente aqui nos comentários!!
