A realidade brasileira envolvendo liberdade de expressão, democracia e cumprimento da Constituição

O Telegram é conhecido mundialmente por atuar em defesa à liberdade de expressão de seus usuários, estando disposto a enfrentar tentativas de bloqueio e censura, realizadas por países ou instituições autoritárias. Quem não se lembra do caso envolvendo o STF (Supremo Tribunal Federal) e o app?

E como já dissemos por aqui, até as eleições, muitas coisas ainda podem – e vão – acontecer. Veja, por exemplo, as ações inéditas que estão sendo tomadas, por parte do mensageiro, para não ser banido, em nosso país.

Encontro entre executivos do Telegram e autoridades brasileiras

Nesta terça-feira (07) ocorreu um encontro, em Brasília, entre o vice-presidente do Telegram, o russo, Ilya Perekopsky, o representante legal do aplicativo no Brasil, o advogado Alan Thomaz e autoridades brasileiras, como o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

No dia anterior (06), foi a vez do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) receber os executivos do Telegram para uma conversa. E quais foram os assuntos abordados nesses encontros?

Conforme postagem feita pelo presidente Jair Bolsonaro, em seu perfil no Twitter, sua conversa com os executivos do Telegram e o ministro das Comunicações foi sobre a liberdade de expressão, democracia e cumprimento da Constituição.

Já, no encontro dos executivos do Telegram, com o TSE, foram abordadas, segundo o site da mobiletime, as novas medidas que a plataforma pretende implementar para o “combate à desinformação”, nas eleições gerais de 2022, além do conteúdo de uma lista de solicitações, apresentadas pela instituição brasileira a Perekopsky.

Entre as medidas, exigidas pelo STF, está o monitoramento de conteúdos de diversos canais na plataforma, que poderão ser marcados como potencial desinformação e encaminhados aos canais das agências de checagens de fatos no próprio Telegram e a possibilidade dos usuários marcarem e denunciarem materiais à plataforma.

Continuemos a acompanhar os próximos acontecimentos e tudo o que está por vir até as eleições.

Qual sua opinião a respeito das ações tomadas pelo STF e as que vem sendo implementado pelo Telegram? Escreva pra gente aqui nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s