Torrent: Conheça mais sobre este termo relacionado à pirataria na internet

Você já deve ter ouvido falar em Torrent, principalmente ao pesquisar sobre download de filmes e séries online. Mas, você sabe, ao certo, o que o termo significa?

A primeira coisa que pode vir à sua mente é algo relacionado à pirataria. Na verdade, estamos falando de uma extensão utilizada para definir o formato de um arquivo que pode ser baixado, através de algum programa disponível na internet.

O que é Torrent?

A palavra torrent, em inglês, significa correnteza. Quando falamos na extensão Torrent, falamos também no protocolo de compartilhamento BitTorrent, ou seja, uma “correnteza de bits” que define uma forma de compartilhar arquivos entre dois ou mais pontos, sem que seja necessário o uso de um servidor para armazená-los e distribuí-los.

Arquivos do tipo Torrent são gerenciados e baixados de uma forma especial, já que necessitam de um programa previamente instalado no dispositivo do usuário com esta finalidade. Assim, os usuários ou clientes, tornam-se os próprios servidores.

O programa também é o responsável por mostrar ao usuário onde o conteúdo do arquivo poderá ser salvo, o tamanho e o tipo de conteúdo a ser baixado (filme, série e assim por diante). Sem contar que um mesmo arquivo Torrent pode servir para o download de diferentes conteúdos, permitindo o compartilhamento simultâneo entre os usuários.

Mas, e a questão da pirataria?

Empresas grandes do mercado costumam utilizar legalmente o protocolo BitTorrent, porém, na troca de arquivos entre os colaboradores, no próprio ambiente de trabalho.

Outras formas legais de sua utilização são:

  • Fornecimento de distribuições Linux;
  • Arquivos governamentais para consulta pública;
  • Dados de acervo da internet livres de direitos autorais;
  • Compartilhamento de artigos acadêmicos entre universidades (não protegidos por paywalls)

No entanto, existe sim a possibilidade de utilização do BitTorrent para pirataria, compartilhando conteúdos protegidos por direitos autorais e dados sigilosos, na internet. Por isso, muito cuidado ao baixar arquivos Torrent. Por meio dessa ação, você pode estar cometendo um crime!!

Quer saber mais sobre Torrent? Escreva pra gente, nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s