RCS: Fique por dentro do potencial deste mensageiro para as empresas

É interessante acompanharmos como os apps mensageiros, utilizados atualmente, vêm se posicionando para alcançar um lugar de destaque no mercado, seja na comunicação pessoal, seja entre clientes e empresas, no marketing, nas vendas ou no suporte técnico. Veja, por exemplo, o RCS. Qual seu potencial para as empresas?

O que é RCS?

O RCS, abreviação de Rich Communication Services, consiste em um novo padrão de comunicação, desenvolvido pela Associação Mundial das Operadoras Móveis (GSMA) em parceria com o Google, para ser utilizado em dispositivos com sistema operacional Android.

Com o objetivo de substituir o popularmente conhecido SMS (Short Message Service), uma das principais vantagens do RCS está em oferecer uma interface de programação de aplicativos (API) aberta e gratuita, permitindo que empresas integrem chatbots (robôs de atendimento) e outros sistemas de atendimento ao cliente.

Através do RCS é possível o envio não apenas de mensagens de texto, como é o caso do SMS, mas também imagens, GIFs, vídeos, arquivos, áudios, botões interativos, carrosséis de fotos e localização.

Para saber mais, acesse a matéria “Quais os benefícios na utilização do RCS principalmente para as empresas?” disponível aqui no blog.

Potencial do RCS para as empresas

Durante a realização do evento MEF Connects LATAM, em agosto de 2021, Marcos Rodriguez, líder de RCS na Telefónica Global Solutions, falou sobre o cenário de atuação do mensageiro. Segundo Rodriguez a companhia possui ao menos 32 milhões de clientes na América Latina aptos para receber RCS e que dos oito países onde atuam com o mensageiro, Brasil e México são os mais avançados, com 30 milhões de clientes.

Sobre o potencial do RCS que possui, no Brasil, 25 milhões de usuários, Rodriguez esclarece que é possível utilizá-lo em campanhas atrativas para as empresas, podendo alcançar resultados relevantes em conversão, superior ao SMS.

O avanço na presença do RCS também foi apontado por Tathiana Adam, gerente de negócios de produtos de comunicações do Google na América Latina. Ela afirma que houve avanços em campanhas no setor financeiro, por exemplo.

Um ponto interessante apresentado no evento, que merece destaque, foi a necessidade de alcançar ainda mais novos usuários com acesso ao RCS, ganhando confiança entre eles.

Uma proposta, com esta finalidade, foi apresentada por Sergio Collazo, gerente de engenharia em SVA na América Móvil. Collazo diz que o canal é utilizado junto com o SMS, incentivando os clientes quanto à sua utilização no envio de mensagens.

RCS no Brasil

De acordo com os dados apresentados pelo relatório Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgado em fevereiro de 2022, 29% dos usuários brasileiros já receberam mensagens via RCS.

Sobre a finalidade do mensageiro, o relatório apresenta sua utilização, na maioria dos casos, em campanhas criadas pelas próprias operadoras para vender serviços de valor agregado e algumas de utilidade pública, como o incentivo à vacinação.

Como podemos ver, algumas empresas estão cientes em relação ao potencial do RCS para os negócios e ao que tudo indica, utilizá-lo em campanhas tende a trazer bons resultados.

Acredita-se que com o avanço da tecnologia 5G e trabalhos de conscientização quanto às vantagens do RCS em comparação ao SMS, por exemplo, o número de usuários aumente, fazendo crescer também sua utilização pelas empresas.

E você? Já recebeu mensagens via RCS? Conta pra gente, nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s