Como identificar uma conta falsa de Suporte do WhatsApp?

Não demorou muito para que o novo recurso do WhatsApp também se tornasse o alvo de cibercriminosos. Contas falsas estariam se passando pelo Suporte do mensageiro.

O recurso, lançado no início do ano, permite que os usuários obtenham suporte diretamente no bate-papo, sempre que precisarem de algum auxílio. Para saber mais, confira a matéria que publicamos, na época: “WhatsApp lança recurso que permite suporte através do próprio chat”.

Abordamos, inclusive, a necessidade de se estar atento à marca de verificação verde, uma garantia de segurança quanto à veracidade das informações ali presentes.

Cuidado com contas falsas de Suporte do WhatsApp

Ao se passar pelo Suporte do WhatsApp, os criminosos entram em contato com os usuários, podendo roubar informações importantes, como detalhes do cartão de crédito para evitar o encerramento da conta do mensageiro ou o código de 6 dígitos para fazer login, por exemplo. E o que fazer, caso suspeite de uma ação como essa?

De acordo com matéria publicada no sábado (23) pelo site especialista no app, Wabetainfo o melhor a fazer é bloquear e denunciar o contato nas informações de bate-papo.

O site reforça a necessidade de atenção à principal diferença entre o perfil oficial do Suporte e um falso: o selo de verificação, localizado ao lado do nome do contato, na tela da conversa e suas informações de bate-papo e às seguintes informações:

  • O WhatsApp nunca solicita detalhes sobre seu cartão de crédito e informações como seu código de 6 dígitos ou PIN de verificação em duas etapas.
  • O WhatsApp não pede dinheiro ou informações confidenciais para evitar o encerramento de contas.

Veja abaixo a diferença na localização do selo oficial entre um perfil falso e um verdadeiro:

Imagem: Disponível no site Wabetainfo

Ao bloquear e denunciar o contato falso, as últimas cinco mensagens serão compartilhadas com os moderadores do app, para avaliarem o contexto da conversa e tomarem a decisão cabível.

Vale lembrar que os criminosos podem utilizar contas falsas, se passando por qualquer contato do usuário. Por isso, esteja sempre atento(a)!!

Conta pra gente: Já foi vítima de uma conta falsa, no WhatsApp?

Deixe uma resposta