O que fazer quando uma denúncia é feita por engano no Telegram?

O Telegram permite que seus usuários denunciem pacotes de sticker, canais e bots disponíveis publicamente no app, além de mensagens presentes nestes espaços. Mas, o que fazer quando uma denúncia é feita por engano?  

Trata-se de uma dúvida mais comum do que podemos imaginar e a resposta já vamos escrever aqui no início mesmo: Não existe a possibilidade de reverter uma denúncia, no Telegram.

O mais importante a ser feito é conscientizar os usuários tanto sobre a maneira correta de utilizar a função quanto como agir para evitar ter seus próprios conteúdos e canais denunciados.

Quando denunciar mensagens, canais ou bots disponíveis publicamente, no Telegram?

De acordo com a Política de Privacidade e Termos de Serviço do Telegram, quando o usuário de cadastra para utilizar o app, ele deve concordar em:

  • Não utilizar o serviço para enviar spam ou praticar golpes aos demais usuários;
  • Não promover a violência em canais públicos do mensageiro, bots, etc.
  • Não postar conteúdo pornográfico ilegal em canais públicos, bots, etc.

Desta forma, quem violar essas regras poderá ser denunciado. Confira alguns casos recentes relacionados a este assunto, nas matérias presentes aqui no blog: “Telegram bloqueia 64 grupos na Alemanha por antissemitismo e incitação ao ódio entre os usuários” e “Acontecimentos que levaram à suspensão da determinação de bloqueio do Telegram, no Brasil”.

Como podemos perceber, o Telegram tem suas próprias regras e orienta seus usuários a cumpri-las.

Como agir para evitar ter seus próprios conteúdos ou canais denunciados?

Entre as regras estabelecidas pelo Telegram que ao serem negligenciadas poderão trazer consequências sérias aos usuários, como limitações, bloqueios e expulsão temporária da conta, existe o envio de spam.

Ao receber uma mensagem de um desconhecido, o usuário pode realizar o bloqueio deste contato e em seguida, “Denunciar spam”, como ilustra as imagens abaixo. Caso isso ocorra em grupos, os administradores podem denunciar pessoas por spam.

Imagem: Milena Paterlini/Digisac.blog

Denunciada como spam, a mensagem é enviada diretamente aos moderadores do Telegram, responsáveis por fazer a avaliação do caso, podendo limitar a conta temporariamente.

O mesmo pode acontecer aos usuários que adicionam pessoas aleatoriamente a grupos e canais. Atenção às ações como essas!! As pessoas se incomodam facilmente ao receber anúncios irrelevantes, links, links de convite a grupos ou canais, fotos aleatórias e segundo o site do Telegram “qualquer coisa relacionada a comércio ou popularidade online”.

Aqui vale uma regrinha preciosa: Nada melhor do que se colocar no lugar do outro!! Se gostamos de utilizar nosso app em paz, vamos contribuir para que os demais também consigam.

Quais as penalizações em relação às denúncias por envio de spam?

Se alguém foi denunciado pela primeira vez, sem ter havido envio de spam em massa, ou seja, em grande quantidade, provavelmente a conta será limitada por alguns dias. Já, limitações repetidas podem resultar em períodos maiores de bloqueio, inclusive de forma definitiva!!

Para ficar por dentro de informações sobre o Telegram, siga nosso blog e acompanhe nossas mídias sociais Facebook @Digisac e Instagram @digi.sac

Agora, conta pra gente: Já realizou uma denúncia, por engano, no app?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s