Home office é regulamentado pelo governo

No decorrer dos últimos anos, pudemos acompanhar a transformação dos sistemas de trabalho, onde os profissionais passaram a exercer suas atividades remotamente e não mais necessariamente presentes nas empresas. Hoje, porém, fala-se em um termo que vai muito além dessas formas já conhecidas, o sistema híbrido de trabalho.

Neste sistema, a jornada de trabalho ganhou flexibilidade, podendo ser exercida parte presencial, no ambiente físico da empresa, parte remota, no local escolhido pelo colaborador, como a própria residência ou ambientes de coworking (trabalho compartilhado) disponibilizados, até mesmo, pela própria empresa.

Sugerimos a leitura da matéria, “Evento da Abradi SP apresenta temas como o sistema híbrido de trabalho” presente aqui no blog. Por meio dela, você terá acesso às informações a respeito da Chácara Office da Ikatec, uma iniciativa dos proprietários da empresa, para atender uma necessidade emergente no mercado.

Mas, qual é a proposta da matéria de hoje? Bom, hoje trouxemos uma novidade relacionada ao home office.

Regulamentação do trabalho remoto

Anunciada na última sexta-feira (25) a medida provisória, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, tem o objetivo de ajustar a legislação às necessidades do trabalho remoto. A partir dela, o governo conta não apenas com sua adoção, mas também com a contratação através do controle de jornada de trabalho ou da produção.

A medida prevê também a flexibilidade de horários em regimes sem o controle de jornada e a realização do trabalho remoto, ou home office, termo mais conhecido, também por aprendizes e estagiários. Outra informação diz respeito aos trabalhadores com deficiência ou com filhos de até quatro anos. Neste caso, eles devem ter prioridades às vagas.

Desta forma, o colaborador pode exercer suas atividades profissionais, em local diferente onde a empresa está localizada, seja em outra cidade, ou país. Neste caso, o que vale é a legislação de onde foi celebrado o contrato. Todas as informações devem estar presentes no acordo entre o colaborador de jornada ou produção e empresa

Qual sua opinião sobre a regulamentação do trabalho remoto? Escreva pra gente, nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s