A participação das mulheres no mercado de tecnologia, ainda é pequena, no entanto vem crescendo ano a ano. Em 2019, por exemplo, constatou-se um aumento de 60% no decorrer de cinco anos. É o que indica uma pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Como aumentar ainda mais a participação feminina neste mercado?
Outro dado interessante é apresentado em um levantamento feito pela consultoria KPMG em parceria com Harvey Nash, onde as mulheres já ocupam 16% dos cargos seniores de tecnologia na América Latina, superando o Reino Unido, que tem apenas 4%. A média global atualmente representa 11%.
De acordo com a mesma pesquisa, resultados como esse, são frutos do surgimento de programas específicos para trazer mais mulheres ao mundo da tecnologia. Bora conferir algumas iniciativas!!
- Laboratoria
A Laboratoria tem como objetivo capacitar mulheres para fazerem carreira na área, através de cursos ministrados ao estilo bootcamp, treinamento próprios em tecnologia, gratuito, com duração de 6 meses em tempo integral, onde são desenvolvidas as principais habilidades técnicas e sociais para trabalhar como desenvolvedores web e designers de UX.
Após conseguirem um emprego, as mulheres devolvem um valor subsidiado em parcelas mensais, para que outras possam ter as mesmas oportunidades. Essa é inclusive outro papel da Laboratoria, conectar graduadas do bootcamp com as empresas parceiras, através do Talent Match.
Para saber mais e fazer a inscrição, acesse o site laboratoria.la/br
- Elas na Tech
O Elas na Tech é um programa de formação gratuito em tecnologia para mulheres promovido pelo instituto CCR, IBM e JA Brasil (Junior Achievement) a ser realizado entre os meses de abril a agosto de 2022.
A formação é gratuita e online, com duração de quatro horas semanais, sobre conteúdo técnico de programação e habilidades empreendedoras para atuação no mercado de trabalho.
As inscrições estarão abertas até 31 de março, a serem realizadas diretamente no site elasnatech
- PrograMaria
A PrograMaria tem entre seus objetivos contribuir para a capacitação de mulheres para atuarem no campo da tecnologia, da programação e do empreendedorismo.
Através do curso online Eu ProgAmo, as mulheres são introduzidas à programação com foco no desenvolvimento web, com todo o conteúdo apresentado em 6 módulos, no período de 4 semanas.
As interessadas na realização do curso, podem escolher entre três opções de pagamento, que incluem formas de contribuir e ajudar outras mulheres que não possuem condições financeiras para fazer o curso.
Para saber mais e fazer a matrícula, acesse o site programaria.org
Gostou da matéria de hoje? Conhece mais iniciativas voltadas à capacitação profissional feminina para o mercado de tecnologia? Compartilhe com a gente, nos comentários!!

É muito importante a partici´pação feminina cada vez maior em todas as áreas!
CurtirCurtir
Sim!! E as iniciativas que estão sendo desenvolvidas contribuem bastante para isso!!
CurtirCurtido por 1 pessoa