Nos dias de hoje, em que as empresas procuram oferecer atendimento através dos aplicativos mensageiros mais utilizados pelos clientes, é imprescindível abordar a importância da escuta ativa e conhecer todos os benefícios que podem ser alcançados por meio dela. E aí, já ouviu falar neste termo?
Mais relacionada ao diálogo oral, a escuta ativa pode – e deve – ser aplicada também às conversas trocadas via mensageria. Sabe por quê? Nas conversas estabelecidas através dos mensageiros, o que o outro diz, por meio da escrita, também merece nossa total atenção, afinal, não deixa de ser comunicação, certo?
O que é escuta ativa?
De acordo com o site rockcontent “ a escuta ativa é uma técnica que auxilia a manter um diálogo eficiente, em que o ouvinte é capaz de realmente interpretar e assimilar todo o conteúdo que é expresso pelo interlocutor, de forma sincera”.
Através dela, quem ouve busca estar atento ao que o outro diz. E não pense que isso é tarefa fácil!! Muitas vezes estamos tão distraídos com tantas informações e coisas acontecendo ao mesmo tempo, que esquecemos de estar verdadeiramente presentes no momento da conversa.
Essa falta de atenção prejudica o processo de comunicação, já que aquele que ouve, que recebe a mensagem, acaba tendo uma compreensão superficial daquilo que o outro está transmitindo. Imagine, por exemplo, como os clientes se beneficiam, em relação ao tempo de espera no atendimento, quando quem os atende compreende prontamente quais são as suas necessidades.
Felizmente, para auxiliar as pessoas no desenvolvimento das habilidades próprias da escuta ativa, tão necessárias à vida pessoal e profissional, existem algumas técnicas que serão abordadas em breve aqui no blog. Fique ligado!!
Agora que já sabemos no que consiste a escuta ativa, sua importância para o diálogo e comunicação eficiente, vamos conferir seus benefícios para quem a utiliza?
Quais os benefícios da escuta ativa?
Ao se criar o hábito da escuta ativa, desenvolvendo as habilidades de comunicação necessárias para que se compreenda as necessidades do outro, muitos benefícios podem ser alcançados, como:
- Relações interpessoais fortalecidas e harmoniosas
Com a escuta ativa as relações interpessoais tendem a se tornar mais fortalecidas e harmoniosas, pois a comunicação acontece de forma fluida, clara entre as pessoas.
- Maior confiança e menos conflitos:
Através de uma comunicação clara, onde estamos dispostos a ouvir com atenção o que o outro tem a dizer, a confiança torna-se um resultado natural. Os clientes ficam seguros em expressar suas necessidades, pois sabem que a empresa fará o seu melhor para saná-las.
A confiança que o cliente possui em relação à empresa diminui as insatisfações e consequentemente os conflitos que tendem a gerar reclamações e desconfiança.
- Estimula o trabalho em equipe
A escuta ativa beneficia não apenas os relacionamentos entre empresa e cliente, mas entre os colaboradores também. Por meio dela, o trabalho em equipe torna-se algo agradável proporcionando ações muito mais eficientes e criativas.
- Informações relevantes são obtidas
Quando se aplica a escuta ativa, tanto no relacionamento com os clientes, quanto com o público interno, informações importantes são obtidas, podendo ser posteriormente analisadas e levadas em consideração para futuras ações da empresa.
- Melhora o engajamento dos clientes com a marca
Os benefícios da escuta ativa no relacionamento com os clientes podem ser constatados no aumento do engajamento, já que a empresa passa a trabalhar em seus conteúdos, assuntos relevantes e de interesse, que proporcionam identificação, confiança e vontade de interagir e participar.
E aí? Quer saber mais sobre escuta ativa? Escreva pra gente nos comentário!! Será um prazer poder te ajudar!
