Como uma plataforma multicanal capacita as empresas para o Dia do Consumidor?

Dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, uma das datas mais importantes para o varejo. Mas, você saberia dizer qual é a origem desta comemoração? E as empresas, estão preparadas para esse dia?

Não pense que se trata de uma invenção dos próprios varejistas, a fim de incentivar novas vendas. A origem da data está ligada ao direito, mais precisamente, no Brasil, à defesa do consumidor.

A relação da origem do Dia do Consumidor e o direito em nosso país

Comemorado pela primeira vez, em 15 de março de 1983, a data remete a um acontecimento mais antigo, ocorrido em 1960, quando John Kennedy, presidente dos Estados Unidos, ressaltou em seu discurso, os direitos do consumidor, como segurança, informação, escolha e assim por diante.

No Brasil, as décadas de 60 e 70 foram marcadas pelo fortalecimento do movimento em defesa do consumidor, com a aprovação da a Lei Delegada nº 4 e o surgimento dos primeiros órgãos voltados à questão, como por exemplo, o Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor, atual Fundação Procon São Paulo.

Graças à união desses órgãos que, em 1988, o Congresso Constituinte inseriu, no inciso XXXII, do art. 5º da Constituição Federal a defesa do consumidor: “o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”.

Logo em seguida, veio a Lei n. 8.078/90, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC), com o objetivo de regular todas as relações de consumo em nosso país. E como esta Lei se aplica hoje, em um cenário onde o comércio se torna cada vez mais tecnológico, online e digital?

O Dia do Consumidor e os dias atuais

Com as novas formas de comércio, devido à expansão das lojas virtuais e compras online, o Direito do Consumidor está em evidência, mesmo que não seja muitas vezes lembrado em meio às comemorações do Dia do Consumidor.

Nesta data, o que mais observamos são as promoções, brindes e condições especiais de venda sendo oferecidos, não é mesmo? Mas, será que isso é suficiente?

Não podemos nos esquecer que essas ações são muito importantes para fidelizar os consumidores. No entanto, para uma experiência ainda mais efetiva, um fator deve receber toda a atenção: o atendimento!!

Como está o atendimento das empresas aos consumidores?

Através de um bom atendimento, ou seja, que realmente satisfaça as necessidades dos consumidores, as empresas podem trabalhar a experiência de seus clientes, nos mais diferentes pontos de contato, como os canais de mensageria digital, por exemplo.

Com a plataforma multicanal DigiSac, as empresas estão preparadas para dar conta da alta demanda de mensagens todos os dias, principalmente em datas comemorativas, como no Dia do Consumidor.

Confira o vídeo sobre a plataforma multicanal DigiSac, presente no canal do YouTube. Link do vídeo: https://youtu.be/NV1RYl2c4XU

Quer saber mais? Acesse nosso site Digisac.com.br ou converse com nossos especialistas, pelo WhatsApp WhatsApp (14) 3281-1338

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s