A companhia Meta, proprietária do WhatsApp, implementou neste mês de fevereiro, o novo modelo de cobrança, o CBP (Conversation-Based Pricing), para as contas WABA (WhatsApp Business API). Mas, como fica a questão do HSM, anteriormente utilizado?
O HSM (High Structured Message), como template de mensagens ativas pré-aprovadas pelo WhatsApp, continua a existir. O que muda é a sua função relacionada à cobrança que, a partir de agora, passa a ser desempenhada pelo CBP. Desta forma, o HSM torna-se um serviço gratuito do mensageiro.
Como funciona o CBP?
O novo modelo de cobrança, Conversation-Based Pricing, como o próprio nome sugere, é baseado na conversação, ou seja, paga-se por sessão de conversa estabelecida. Parece confuso? Vamos entender melhor!!
Com o CBP, a cobrança incide sobre dois tipos de conversas:
- Iniciada pela empresa (Business-Initiated)
Quando a empresa começa uma conversa (conversa ativa) com o cliente, através do envio do HSM pré-aprovado pelo WhatsApp, se inicia a cobrança e uma sessão (janela) de 24 horas sem cobrança adicional.
- Iniciada pelo usuário (User-Initiated)
Quando o cliente começa uma conversa (conversa receptiva) e a empresa responde, se inicia a cobrança e uma sessão (janela) de 24 horas sem cobrança adicional.
Exceções de cobrança no WhatsApp Business API
Existem algumas exceções estabelecidas para a cobrança que visam beneficiar as empresas que utilizam uma conta WABA, são elas:
- 1.000 CBPs gratuitos por empresa
As primeiras 1.000 conversas (ativas ou receptivas) são gratuitas. Cada mês esse total se renova.
- Anúncios de clique para o WhatsApp
Quando o usuário inicia a conversa, através do clique em um anúncio que o direciona ao WhatsApp, não há cobrança. As realizadas em sequência, sim!!
- Botão de ação na página do Facebook
Quando o usuário inicia a conversa, através do clique no botão de ação localizado na página do Facebook, não há cobrança. As demais, sim!!
Para mais informações, acesse o site Meta for Developers
Que tal saber se os resultados da cobrança, através do CBP, são favoráveis ou não à sua empresa? Acompanhe nossas matérias, aqui no blog, que vamos falar sobre isso em breve!!

Um comentário sobre “CBP: Conheça o novo modelo de cobrança do WhatsApp Business API”