Por que Americanas, Submarino e Shoptime estão fora do ar?

Mais alguém também acaba de ir aos sites da Americanas, do Shoptime e do Submarino, conferir se é verdade que realmente estão fora do ar? Pois é!! As três empresas do grupo Americanas S.A decidiram suspender seus serviços de e-commerce, como uma medida de segurança após serem alvos de ataques, no último fim de semana.

Os ataques aos sistemas da Americanas S.A ocorreram durante a madrugada de sexta para sábado (19) afetando seus serviços online que chegaram a ser restabelecidos, sendo suspensos, agora por decisão do grupo, no dia de hoje (21).

Quem está por trás dos ataques às empresas do grupo Americanas S.A?

A suspensão dos serviços de e-commerce veio a público, em um comunicado realizado através dos perfis das empresas, no Twitter. As informações também podem ser visualizadas nos sites, conforme as imagens a seguir.

Imagem: disponível ao acessar o site americanas.com.br
Imagem: disponível ao acessar o site submarino.com.br
Imagem: disponível ao acessar o site shoptime.com.br

De acordo com o comunicado, a medida de segurança abrange apenas os sistemas online, não afetando as atividades das lojas físicas do grupo.

Sobre a responsabilidade ao ataque de sábado, as primeiras suspeitas recaem sobre o Lapsus Group, mesmo grupo de hackers que invadiram o sistema do Ministério da Saúde do Brasil, em dezembro do ano passado, deixando fora do ar o app ConecteSUS. O mesmo grupo assumiu o ataque aos serviços de telefonia móvel da Claro, ocorridos na mesma época.

Ao que tudo indica, as empresas foram vítimas de ataques do tipo Ransonware (software de extorsão) realizados pelo Lapsus Group. Nesta modalidade, os cibercriminosos iniciam o ataque por meio de um e-mail de phishing. Com um único download ou um clique em um site com entrada de credenciais de login eles invadem e passam a controlar todo o sistema.

Ataques de Ransonware foram destaques em 2021, como o Avaddon, responsável por vitimar países, como Brasil, Peru, Chile e Costa Rica, além de outros 27 nos EUA e regiões da Europa.

Acompanhe conosco as novidades sobre o ataque ao grupo Americanas S.A. enquanto a equipe técnica trabalha para que tudo volte ao normal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s