Com as crescentes ameaças de bloqueio ao Telegram, como as realizadas por instituições brasileiras, veja matéria completa em “Novas ações contra o Telegram são planejadas pelo TSE”, o site dicastelegram fornece um guia para a configuração do servidor MTProto Proxy, próprio para ser utilizado junto ao aplicativo.
Seu protocolo de criptografia, MTProto, permite um ajuste perfeito às necessidades do mensageiro, já que também foi desenvolvido pelos mesmos criadores. Vamos aprender a configurá-lo?
Em primeiro lugar, o site ressalta que as etapas a serem seguidas foram baseadas em um servidor GNU/Linux. Portanto, caso outro sistema operacional seja utilizado, alguns comandos deverão ser ajustados, como: git, python3, vim-common, coreutils, docker (opcional).
Passo a passo para configurar o servidor MTProto Proxy
Passo 1: Clone o seguinte repositório:

Passo 2: Gere um segredo que será usado pelos usuários para se conectar ao seu proxy:

Passo 3: Registre seu proxy no bot @MTProxybot

Serão gerados: a tag (que será utilizada no arquivo de configuração a seguir) e os links (para o proxy). A configuração do canal patrocinado poderá ser feita se você desejar.

Passo 4: Edite o arquivo “config.py”, informando em “PORT” a porta que será utilizada para a conexão, em “USERS” o segredo gerado no passo 2 e em “AD_TAG a tag gerada pelo bot no momento do registro:

Passo 5: Inicialize o proxy:

ou

O servidor também mostrará o link para proxy. Se o docker estiver sendo utilizado, acesse o link compartilhável com o comando “docker-compose logs”

Prontinho!! Seu proxy está em funcionamento!!
Ainda, segundo as informações do site, o desempenho do proxy deve ser suficiente para atender cerca de 4.000 usuários simultâneos na instância VDS com 1 núcleo de CPU e 1.024 MB de RAM.
Para mais informações, incluindo dicas de otimização do proxy acesse dicastelegram.com.br
Quer saber mais sobre o Telegram? Não deixe de seguir nosso blog e acompanhar nossas mídias sociais!!

Um comentário sobre “Como configurar servidor MTProto Proxy e ter acesso ao Telegram?”