Versão beta do Private Relay da Apple é disponibilizada aos usuários na Europa

O recurso Private Relay, lançado pela Apple para ser testado por seus usuários, desta vez, na Europa, vem causando discussões, principalmente entre as operadoras locais. Mas, qual seria o motivo do conflito?

De acordo com informações disponíveis no site support.apple, ao ser habilitado, o recurso bloqueia informações que poderiam ser vistas, seja pelo provedor de rede, seja pelos sites que o usuário visita.

Em uma carta aberta, acessada pelo The Telegraph, um grupo de operadoras, dentre elas, Vodafone e T-Mobile, afirma que tal recurso impediria a obtenção de dados vitais a rede e afetaria a capacidade das empresas de “gerenciar com eficiência as redes de telecomunicações”. Estariam as operadoras contra a privacidade dos usuários?

Private Relay da Apple

O recurso Private Relay ou Retransmissão Privada, com funcionalidades semelhantes a uma VPN, visa garantir a privacidade do usuário e está disponível em sua versão beta para usuários do iCloud+, no iOS 15, iPadOS 15 e macOS Monterey.

Informações do site do suporte da Apple também esclarecem que nem mesmo a própria Apple seria capaz de ver as informações contidas enquanto o usuário navega pelo Safari, como registros DNS e endereço IP.

O problema é que a desconfiança em relação a quem realmente diz a verdade é grande, atualmente, já que muitos interesses – e dinheiro – estão envolvidos quando se fala em dados dos usuários.

Algumas operadoras da Europa estariam bloqueando o acesso ao Private Relay, atitude semelhante às tomadas por instituições localizadas em outras regiões do mundo, como China, Bielo-Rússia, Colômbia, Egito, Cazaquistão, Arábia Saudita, África do Sul, Turcomenistão, Uganda e Filipinas, locais onde leis impedem sua implementação.

Mas, como afirmar se realmente são as operadoras as vilãs da história, se a própria Apple não é bem vista quando o assunto é privacidade dos usuários? Quem garante que ela mesma não estaria tendo acesso às informações, mesmo com a utilização do Private Relay?

Precisamos estar atentos e refletir sobre essas questões, principalmente em meio a tantas informações as quais temos acesso, seja através de meios físicos ou digitais, nos dias de hoje.

E aí? Qual sua opinião a respeito do Private Relay? Conte pra gente nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s