Você sabia que o Telegram possui uma ferramenta que permite a criação de conteúdos ricos em informações, formados por fotos, vídeos e links que tornam suas publicações muito mais completas e atrativas, ao serem compartilhadas na web? Estamos falando do Telegraph!!
Como criar uma publicação Telegraph
Denominada pelo próprio Telegram, como sendo uma ferramenta de publicação minimalista, devido à simplicidade de sua interface, o telegraph foi lançado já há algum tempo, em novembro de 2016.
Para utilizá-lo, não é necessário a realização de login. Basta acessar telegra.ph escrever sua postagem, clicar em “publish” e pronto!! Seu conteúdo já pode ser compartilhado!!
Confira nas imagens abaixo, como é o processo:
- Acesso ao Telegraph

- Criação do conteúdo e publicação

- Compartilhamento da publicação, neste caso, no t.me/digisac o canal da DigiSac no Telegram. Para isso, é necessário copiar a url (link da publicação) e colá-la no espaço de mensagem disponível no canal.


As postagens criadas através do Telegraph e publicadas no Telegram, contam com o “Instant View”, visualização instantânea ou leitura rápida. Trata-se de um botão que ao ser selecionado, permite o acesso imediato ao conteúdo.
Veja, logo abaixo, como esse recurso se apresenta no smartphone.

Bot para recursos avançados
E para quem precisa de recursos avançados, o Telegram oferece o bot @Telegraph que pode auxiliar no gerenciamento dos artigos em dispositivos diferentes, fornecendo o acesso às estatísticas de visualização de página para qualquer conteúdo criado no Telegraph.
API do Telegraph disponível para desenvolvedores
Não pense que a utilização do Telegraph está limitada aos usuários do Telegram. Pelo contrário!! Com sua API aberta, qualquer desenvolvedor pode criar seu próprio bot para uso em diferentes plataformas e interfaces. Para mais informações acesse https://telegra.ph/api
E aí? Agora que você já sabe como utilizar o Telegraph, que tal ver como funciona na prática? Crie seu próprio conteúdo e compartilhe no seu canal do Telegram!!
Quer saber mais sobre o assunto? Escreva sua pergunta aqui nos comentários. Será um prazer te ajudar!!
