Quais os benefícios da Sprint para o desenvolvimento de produtos e serviços?

Para oferecer produtos com alta qualidade que atendam às necessidades dos clientes, as empresas podem contar com metodologias para a gestão de projetos, como a Scrum, por exemplo, que visa diminuir o tempo de entrega e aumentar a flexibilidade para a conclusão das atividades.

Muito utilizada pelos desenvolvedores de softwares, mas possível de aplicação em qualquer área de atuação, a metodologia Scrum permite a divisão do projeto de um novo produto ou serviço em ciclos, denominados Sprints que deverão contar com a participação de todos os membros da equipe escolhida para o projeto.

Características de uma Sprint no Scrum

Sabemos que uma Sprint consiste em uma fase do projeto e para fazer jus ao seu significado “arrancada”, deve ser finalizada dentro de um determinado período de tempo, ou seja, nada de deixar para depois!! Pode ocorrer em uma única semana ou mês, conforme a complexidade do produto.

As equipes de trabalho devem fazer reuniões diárias, para acompanhar a evolução de cada atividade desempenhada, corrigindo problemas e superando desafios que poderiam impedir a finalização dentro do tempo previsto para a fase. É importante que o tempo de cada Sprint seja definido logo no início do projeto!!

Ficou na dúvida entre Sprint e Scrum? Calma!! Ambos os termos fazem parte de uma mesma metodologia macro, a Scrum, baseada em agilidade. Já, uma Sprint, ou seja, uma etapa, não deixa de ter sua própria metodologia também. Certo? Podemos diferenciar ambas, conforme o resultado: novo produto ou serviço (Scrum), nova peça ou sistema parte do projeto (Sprint).

Agora, vamos aos benefícios da Sprint na metodologia Scrum?

Benefícios da Sprint

Por meio da Sprint o projeto é desenvolvido com agilidade, próprio da metodologia Scrum, mas também com eficiência. A forma de se trabalhar cada ciclo consequentemente repercute na alta qualidade do resultado final. Entre os benefícios da utilização da Sprint estão:

  • Redução de riscos, custos e erros
  • Mais transparência ao projeto
  • Agilidade na identificação e solução de problemas
  • Maior agilidade e produtividade

Como podemos ver, o acompanhamento diário das atividades realizadas e a colaboração entre os integrantes das equipes, características próprias de uma Sprint, trazem inúmeros benefícios, impactando positivamente o produto ou serviço desenvolvido no final de um projeto.

E aí? Quer saber mais sobre Sprint? Não deixe de seguir nosso blog e também nossas mídias sociais!! Até mais!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: