Masayuki Uemura: o grande desenvolvedor por trás do Super Nintendo

Se você faz parte da galerinha mais antiga, que curtiu a infância, na década de 90, provavelmente se divertiu muito com os amigos, reunidos em frente ao console de um Super Nintendo (SNES). Mas, você sabe quem estava por trás desta tecnologia tão incrível, para a época? O engenheiro japonês Masayuki Uemura.

Uemura trabalhou na desenvolvedora de jogos eletrônicos Nintendo, de 1972 a 2004, sendo o grande responsável pela criação, não apenas do Super Nintendo (SNES), o famoso console de 16 bits, mas também de seu antecessor, o Nintendo Entertainment System (NES), conhecido como Nintendinho.

Masayuki Uemura

Através de suas criações, Uemura se faz presente, nas lembranças de muitas pessoas, inclusive daquelas que o conheceram apenas agora, após o anúncio de seu falecimento, em 06 de dezembro, aos 78 anos de idade.

Em sua carreira, Uemura participou da produção de diversos títulos, incluindo jogos esportivos e clássicos, como Mario Bros e Donkey Kong. Quem não se lembra deles, não é mesmo?

Após sua aposentadoria na Nintendo, em 2004, continuou na companhia, porém, como conselheiro do departamento de engenharia e pesquisa e assumiu o cargo de diretor no Centro de Estudos de Videogames, na Ritsumeikan University, local onde trabalhava até os dias de hoje, como professor visitante.

Tecnologia por trás do Super Nintendo (SNES)

Com o famoso console de 16 bits, o Super Nintendo apresentou gráficos e recursos de som avançados em comparação a outros da época. Além disso, chips de aprimoramento foram integrados em placas de circuitos, ajudando a mantê-lo competitivo no mercado.

O chip Super FX, por exemplo, permitiu que o SNES rodasse jogos com gráficos tridimensionais, os primórdios dos gráficos 3D, presentes na quinta geração de consoles de videogames, como o Nintendo 64 e o grande sucesso de vendas, PlayStation, em sua primeira versão.

O SNES foi lançado no final de 1990, no Japão, nos EUA, em novembro de 1991, e depois em 1992, na Europa. Já, no Brasil, o console chegou em 30 de agosto de 1993, fabricado pela Playtronic, uma junção das empresas Gradiente e Estrela, representante oficial da Nintendo no país.

De acordo com uma matéria divulgada pelo site canaltech, fazem parte da lista dos melhores games do Super Nintendo: Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to The Past, Super Mario Kart, Super Street Fighter II Turbo, Earthbound, Donkey Kong Country 2, entre outros.

E você? Qual jogo do Super Nintendo você mais gostava? Escreva pra gente, nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s