Se você faz parte do universo das empresas de tecnologia, provavelmente já ouviu falar, alguma vez, em hackathon, não é mesmo? Mas, caso não conheça esse termo tão diferente, vamos te ajudar a entendê-lo agora!!
O que significa hackathon?
A palavra hackathon vem da junção de hack (relacionado a ação de programar) e marathon (maratona), ou seja, uma maratona de programação que pode reunir programadores, designers e demais profissionais ligados ao desenvolvimento de software e à tecnologia como um todo.
O objetivo deste tipo de evento é desenvolver um software ou uma solução tecnológica com urgência, incentivando os participantes a pensar rapidamente, com muita criatividade e a compartilhar as ideias entre eles. Um hackathon pode acontecer em apenas um único dia ou no decorrer de uma semana, por exemplo.
A solução apresentada costuma ser surpreendente o que transforma todo o cansaço, próprio de qualquer maratona, em uma enorme satisfação.
Claro que para motivar ainda mais os participantes, não pode faltar um prêmio, certo? Mas, pode ter certeza, que no final, o que conta mesmo é o sentimento de gratidão, pela oportunidade de conhecer outros profissionais da área, fazer networking e trabalhar em um projeto que só dá certo através da colaboração.
Quais os benefícios do hackathon para as empresas?
Através do hackathon é possível reunir o time de tecnologia da empresa para uma oportunidade de aprendizagem e crescimento sem igual que traz benefícios tanto internos como externos à empresa.
Externamente, o evento permite levar ao mercado soluções inovadoras, incentivando o desenvolvimento da tecnologia no país. Já, internamente, a empresa ganha muito, tanto na divulgação da marca, ao se destacar no setor em que atua, quanto na formação pessoal e profissional de seus colaboradores que se capacitam ainda mais através do compartilhamento do próprio conhecimento.
E aí? Conhecia o hackathon? Já participou de algum? Escreva pra gente, nos comentários, contando sua experiência!!

Um comentário sobre “O que é hackathon e por que é importante para as empresas?”