O que pode estar por trás da intenção de bloqueio do Telegram pelo STF?

Estamos acompanhando, nos dias de hoje, uma verdadeira batalha envolvendo o Supremo Tribunal Federal e o aplicativo de mensagens Telegram. A instituição brasileira acusa o mensageiro de agir ilegalmente, interessado em aumentar o número de seus usuários através da divulgação de conteúdos de cunho político, através das “Fake News”.

Como resultado, o Telegram seria tirado do ar em território nacional, no período do ano em que justamente antecede as eleições presidenciais de 2022. Você já parou para pensar se o banimento do app realmente seria a única intenção almejada pelo STF? E a causa de toda a discussão, realmente são as fake news?

Tentativas de censura ao Telegram, por parte da China e irã

Não podemos nos esquecer que o período anterior às eleições de um país é muito importante para a conscientização dos cidadãos em relação aos perfis dos candidatos e aos partidos os quais estão inseridos. Bloquear um app mensageiro é o mesmo que Impedir o acesso ao conhecimento, permitido graças ao compartilhamento de ideias e informações entre os usuários.

Podemos ver exemplos recentes de ações do Telegram tentando impedir a censura por parte de países como China e Irã, em 2019 e 2020. A China, país que pertence ao regime comunista, e seu aliado em relações políticas, econômicas e militares, o Irã, não se cansam de criar ações que visam o bloqueio parcial e até mesmo integral do app.

O investimento em tecnologias antibloqueio, por parte do Telegram, precisou ser atualizado (e ainda é) constantemente para evitar que outras tecnologias fossem capazes de impedir e prejudicar a liberdade dos usuários. O que garante que as ações desenvolvidas por instituições brasileiras, como o STF por exemplo, não possuam intenções semelhantes às chinesas e iranianas?

Questões importantes para pensar

É muito importante refletirmos a respeito das questões que envolvem toda essa polêmica, para não sermos induzidos a pensar que todo o problema está concentrado no mensageiro, que permite ou não a disseminação das fake news. Em primeiro lugar, o conteúdo consiste realmente em fake news? E em relação ao Telegram, qualquer conteúdo é permitido na plataforma?

Antes de se posicionar a respeito de quem está ou não com a razão, vale a pena procurar responder essas e muitas outras questões, não é mesmo? Afinal, o bloqueio do Telegram, ou de qualquer outro mensageiro, pode impactar diretamente no dia a dia de todos os usuários. E a liberdade de expressão de cada cidadão, como fica?

Lembre-se que todo o conteúdo compartilhado através de apps mensageiros é a forma de expressão dos próprios usuários, garantida inclusive pela própria Constituição Federal brasileira.

O Telegram defende a liberdade de expressão de seus usuários, que não podem sofrer nenhum tipo de censura por parte de terceiros. Em certas situações, o próprio mensageiro pode tomar as medidas cabíveis, o que não significa a violação de um direito.

De acordo com o site do app, pacotes de sticker, canais e bots disponíveis publicamente, por exemplo, podem ser denunciados pelos usuários. Confira mais informações no Telegram.org

Quando concordamos que um meio de comunicação pode ser tirado do ar, estamos concordando também que nossas opiniões não são importantes para serem levadas em consideração. E sem podermos nos expressar, quais decisões podem realmente nos representar? Pense nisso!!

E você? Qual sua opinião sobre a possibilidade do Telegram ser tirado do ar? Escreva pra gente, nos comentários!!

6 comentários sobre “O que pode estar por trás da intenção de bloqueio do Telegram pelo STF?

  1. Roberto disse:

    Acho horrorosa essa tentativa do stf de querer proibir o telegram no brasil. O stf já perdeu toda a credibilidade perante a população, já se transformou num órgão sensor da liberdade de expressão ou de qualquer opinião que eles não achem “bonitinhas”, isso chega a ser pior até do que foi a ditadura militar no brasil.

    1. digisacmarketing disse:

      Bom dia, Roberto!! Obrigada por compartilhar conosco suas opiniões. Esse é um dos objetivos do nosso blog, compartilhar ideias sobre os assuntos abordados! Até mais!!

Deixe uma resposta