Dispositivos da Amazon armazenam dados de seus usuários

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não conheça ou nunca tenha ouvido falar na Alexa, a assistente virtual da Amazon, ou na Echo Dot, a caixa de som que a acompanha. O que muitos não sabem é que para ter acesso às diversas funcionalidades, pode ser necessário que a companhia, em primeiro lugar, tenha em mãos dados dos usuários.

Em outubro de 2021, um vídeo feito no TikTok, viralizou na rede social, quando uma mulher descobriu que seus dados foram coletados pela Amazon, através da Echo Dot.

Dados coletados através de dispositivos da Amazon

De acordo com o site NewYorkPost, o fato ocorreu após a mulher solicitar os dados que a Amazon teria sobre ela. Porém, ao fazer isso, se deparou com um arquivo ZIP, contendo uma quantidade inesperada de pastas, repletas de trechos de voz que teriam sido coletados por meio dos alto-falantes inteligentes da Amazon.

Além de inúmeros trechos de comando de voz como acender a luz, por exemplo, a companhia teria também registrado uma lista completa dos contatos e informações a respeito da localização da mulher, inclusive as de seus alto-falantes inteligentes Alexa.

Em meio aos comentários postados no vídeo, usuários afirmam que smartphones e outros dispositivos podem ouvir e gravar o que as pessoas dizem e que em alguns casos é possível configurá-los para a não realização da ação.

Conforme o porta-voz da Amazon descreve: “Oferecemos aos clientes transparência e controle sobre sua experiência com a Alexa. Os clientes podem facilmente revisar e excluir suas gravações de voz ou, a qualquer momento, optar por não salvá-las”.

Os contatos são salvos no dispositivo, segundo o porta-voz, para permitir a realização de chamadas e mensagens sem as mãos, sendo um recurso opcional, ou seja, configurado pelo usuário.

Já, a respeito de dados como geolocalização do dispositivo móvel fornecem informações sobre clima, tráfego, recomendações de restaurantes, e também podem ser configurados.

A descoberta da mulher serve como um alerta aos demais usuários de dispositivos eletrônicos como os citados anteriormente. Todos devem estar cientes que seus dados podem estar sendo armazenados pelas companhias. O perigo é quando essas informações são compartilhadas sem autorização ou roubadas através de ações criminosas no ambiente digital.

E você? Tinha conhecimento sobre as informações apresentadas na matéria de hoje? Você normalmente permite o uso de seus dados nos dispositivos eletrônicos? Escreva pra gente, nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: