Cibercriminosos de ransomware Groove preparam ataque contra os EUA

Depois que a Colonial Pipeline, principal oleoduto dos Estados Unidos sofrer um ataque ransomware, em maio de 2021, afetando quase toda a distribuição de combustível, o país passou a investir milhões no combate a esta ação cibercriminosa, o que vem gerando a ira e preparação de uma verdadeira guerra no espaço digital.

Cibercriminosos estatais, financiados pela Rússia ou China estão por trás dessas ações consideradas as principais ameaças à economia dos EUA e planejam juntar forças contra o país.

De acordo com o site securityaffairs “o próprio grupo de ransomware REvil foi hackeado e forçado a ficar offline esta semana por uma operação em vários países, de acordo com três especialistas cibernéticos do setor privado que trabalham com os Estados Unidos e um ex-funcionário”. Isso acirrou ainda mais as tensões entre os cibercriminosos.

Comunicado do grupo ransomware Groove

Em resposta às sérias medidas que vem sendo adotadas pelos EUA, cibercriminosos do ransomware Groove fizeram um comunicado em um blog russo, na última sexta-feira (22), convocando outros grupos de ransomware para atacarem instituições, empresas e organizações ligadas ao governo americano.

As medidas tomadas pelos EUA estariam afetando principalmente a Russia, país que abrigar a maior quantidade de grupos cibercriminosos.

De acordo com as informações postadas no blog, os cibercriminosos são alertados a não envolver nos ataques as empresas chinesas. Caso a Rússia se posicione de forma contrária às ações, eles teriam a China como aliada.

 Você acredita que os Estados Unidos conseguirão conter essa ameaça declarada pelos cibercriminosos? Escreva pra gente, nos comentários, contando sua opinião!!⏬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: