Conheça o Material You apresentado pelo Google

Se você é usuário Android, já deve ter percebido mudanças sendo realizadas no visual dos apps da companhia, como Gmail, Relógio, Contatos, Câmera, Telefone, Google Photos e mais recentemente, Meet, Drive, Agenda, Docs, Planilhas e Apresentações. Mas, o que significa o Material You, empregado neste processo de transformação?

Material You

Trata-se de uma nova versão do Material Design, antiga linguagem desenvolvida pelo Google, em 2014. Com o Material You, apps, versões web e hardware produzido pela companhia passarão a ter a nova linguagem. As alterações envolvem mais personalização, botões maiores, cores dinâmicas e animações suaves.

O Material You foi apresentado em maior de 2021, na conferência Google IO e foi descrito pela companhia como “o novo jeito radical do Google de pensar sobre design”.

Quais as novidades proporcionadas pelo Material You

  • Formato de pílula ou quadrados arredondados em botões e indicadores

Google Photos: os botões presentes na barra superior são apresentados em um formato de pílula;

Dispositivos Androids: indicador presente na barra de navegação inferior, que tem como função mostrar em qual aba do app o usuário está, também ganhou o formato de pílula;

Este formato de pílula é apenas um exemplo dentre as transformações proporcionadas pelo Material You e podem ser conferidas em outros apps, como o Google Drive e o Gmail.

  • Mudança de fonte no Google Sans

As fontes também foram alteradas para melhorar a leitura em diferentes tamanhos, inclusive os menores.

As mudanças também envolvem, além de formatos de botões, indicadores e tipos de fontes, as barras de navegação atualizadas.

Para proprietários do Google Pixel, uma linha de dispositivos eletrônicos de consumo desenvolvidos pela companhia, possuem algumas vantagens, como a opção de combinar as cores dos aplicativos com o papel de parede do dispositivo para uma aparência mais dinâmica e personalizada.

As transformações também trazem alguns aprimoramentos à acessibilidade que conforme as informações contidas no site workspaceupdates “ajustará automaticamente o contraste, o tamanho e a largura da linha com base nas preferências do usuário e no contexto do app”.

O Material You está sendo implementado para todos os usuários do Google, incluindo clientes do Google Workspace, G Suit Basic e assinaturas Business. Uma transformação que visa proporcionar mais do que funcionalidades, experiências emotivas no uso dos dispositivos.

Você notou as diferenças no design de seus apps Google? Conte pra gente, nos comentários!!😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: