Como ativar o RCS em seu dispositivo Android?

Na sequência de matérias que preparamos a respeito do RCS (Rich Communication Services), o novo padrão de mensagens do Google que pretende revolucionar o mercado de mensageria, já abordamos anteriormente seu conceito, principais diferenças em relação ao SMS, quem pode utilizá-lo e seus principais benefícios principalmente para as empresas.

Hoje, pretendemos dar um destaque maior ao processo que qualquer pessoa pode realizar para ativar o RCS em seu dispositivo Android. Aqui, já aproveitamos para apresentar um detalhe muito importante, a compatibilidade do serviço com o sistema operacional do Google.

A utilização do RCS em dispositivos Android

Até o momento, somente usuários de dispositivos Android podem utilizar o serviço. O app de mensagens encontrados nestes aparelhos possuem o sistema adequado capaz de realizar a leitura do novo protocolo. Basta que o dispositivo esteja com o sistema operacional atualizado.

Usuários iOS possuem no iPhone, o iMessage que utiliza outro padrão, não compatível com o RCS. Mas e se um usuário com iPhone se comunicar com um que utilize RCS? Neste caso, a mensagem será enviada como um SMS ou MMS.

Essa informação é importante para compreendermos que a ativação do RCS no dispositivo não interfere em nada o recebimento de mensagens SMS, por exemplo.

Seu smatphone possui o sistema operacional Android? Bora conferir como ativar o RCS!

Passo a passo para a ativação do RCS em dispositivos Android

Passo 1: Baixe o app Google Mensagens na Play Store. Em seguida selecione “Definir app de SMS padrão”. Caso necessário, clique em “ok” para confirmar a ação.

Passo 2: Clique em “Aceitar”, para utilizar os recursos de chat, concordando com os Termos de Serviço do Google.

Passo 3: Agora, com seu app aberto, selecione o menu representado pelos “três pontinhos”, localizado no canto superior direito da tela e em seguida, clique em “Configurações”.

Passo 4: Em Configurações, selecione “Recursos de chat” e confira o status “Conectado”.

Prontinho!! Você já pode aproveitar todos os recursos que o RCS disponibiliza para o envio de suas mensagens. Dê só uma olhada!!

Note que o local destacado pelo retângulo vermelho contém um ícone de cadeado. Isso significa que as mensagens compartilhadas com este contato são criptografadas de ponta a ponta.

Para utilizar a criptografia de ponta a ponta no Google Mensagens é necessário cumprir três quesitos:

  • Usar o aplicativo Google Mensagens
  • Ativar os recursos de bate-papo
  • Usar dados ou Wi-Fi para mensagens Rich Communications Services (RCS).

Que tal conferir no seu Android, como o serviço RCS funciona? Depois, não deixe de escrever aqui nos comentários, o que achou, combinado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: