As emoções no ambiente empresarial

Você já deve ter ouvido a seguinte frase: sorria, porque o sorriso é contagiante. Saiba que não se trata apenas de algo a ser dito para motivar uma pessoa, vai muito além disso.

O sorriso é apenas um exemplo que demonstra na prática, como nosso comportamento é capaz de influenciar e “contagiar” o outro, não apenas em relação ao gesto, no caso o sorriso na face da outra pessoa, mas também, referente à emoção de alegria que é transmitida junto ao sorriso.

Claro que isso vale para todo tipo de emoções, positivas e negativas!

Contágio emocional e a influência de nossas emoções na vida de outras pessoas

O termo contágio emocional trata-se de um fenômeno presente em diversos estudos realizados em Psicologia, que mostra como a emoção que transmitimos é percebida e interpretada por outro indivíduo ou grupo social.

Acredita-se que o contágio emocional é importante para os relacionamentos pessoais, porque resultam em uma sincronia emocional entre os indivíduos, em que eles refletem consciente ou inconscientemente as expressões emocionais uns dos outros, passando a sentir o que os demais estão sentindo.

De acordo com Halfield, et al, em um artigo publicado em 1993, denominam o contágio emocional, como sendo um processo de duas etapas. Na primeira, imitamos alguém, por exemplo, o sorriso. Na segunda, nossas próprias experiências emocionais são alteradas com base no que o outro nos transmite.

Mas, talvez você esteja se perguntando: qual a relação do contágio emocional com as empresas?

Contágio emocional e o ambiente empresarial

Ao conhecermos a questão do contágio emocional, sabemos quais as consequências que nosso comportamento pode ocasionar inclusive no local de trabalho. Podemos refletir mais para ver se não estamos focados tanto em nossos próprios problemas ou simplesmente em nós mesmos, projetando nos outros nossas emoções, muitas vezes sem nem percebermos.

Não quer dizer que devemos fingir que não temos problemas, até porque isso não existe. Mas, podemos poupar nossos colegas sobre situações que cabem apenas a nós mesmos lidar. Como vimos, nosso comportamento e emoções contagia quem está ao nosso redor e não há nada melhor do que estarmos próximos de quem nos faz bem, não é mesmo?

Estudiosos destacam a importância de as organizações levarem em consideração a questão do contagio emocional em relação às equipes de trabalho, sabendo como aproveitar os benefícios das emoções nos grupos.

Outro fator importante relatado refere-se à influência que as emoções dos colaboradores da empresa exercem sobre o estado emocional dos clientes, por meio do contágio emocional. As chances de clientes felizes e satisfeitos manterem relacionamentos com sua empresa e indicá-la as outras pessoas é muito maior!

Desta forma, pensar no contagio emocional no ambiente empresarial, envolve todo um trabalho junto aos colaboradores que ao se sentirem felizes, certamente se tornam capazes de contagiar os clientes com essa mesma felicidade.

Você conhecia a questão do contágio emocional? Acha um assunto importante a ser tratado no ambiente empresarial? Conte pra gente nos comentários!!😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: