Quais os benefícios na utilização do RCS principalmente para as empresas?

Na semana passada publicamos uma matéria esclarecendo sobre o novo padrão de comunicação do Google, feito especialmente para celulares Android, o RCS (Rich Communication Services). Foram apresentadas informações sobre definição, suas principais diferenças em comparação ao SMS e quem pode utilizá-lo. Para conferir o texto completo, clique aqui.

Hoje, vamos falar um pouco a respeito dos benefícios que a utilização do RCS pode proporcionar principalmente para as empresas, já que todo smartphone Android possui o app de mensagens habilitado para o serviço.

RCS e seus benefícios

Os benefícios advindos da utilização do RCS estão relacionados principalmente à comunicação estabelecida tanto entre pessoas, quanto empresas e consumidores. Vale a pena destacar dois aspectos muito importantes desta nova comunicação:

  • segurança

Uma das características do RCS que torna a comunicação realizada por meio do serviço mais segura é a criptografia de ponta a ponta, chamada de Transport Layer Security (TLS). Ela visa impedir a leitura do conteúdo das mensagens por terceiros.

Além da criptografia, as mídias e outros tipos de arquivos compartilhados nas conversas são armazenados de forma temporária em URLs aleatórias. Isso faz com que não seja possível a associação da mensagem do remetente ao número de telefone do destinatário do RCS.

  • interação

Através do RCS, o usuário é capaz de criar botões de ações rápidas que favorecem a interação com o conteúdo compartilhado nas mensagens, já que o destinatário não precisa digitar algo, mas apenas clicar para que a ação seja executada. Como exemplo de botões temos: sugestão de resposta (com um número de telefone para realizar ligações), link de mapa (para localização), data (para clicar e salvar na agenda do celular).

Como pudemos perceber, para as empresas e usuários em geral, o RCS é uma excelente ferramenta de comunicação que possui os mesmos recursos de aplicativos como WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, que podem transformar as comunicações tradicionais do telefone móvel em conversas muito mais interativas, intuitivas e ricas em detalhes.

Além dos citados anteriormente, outros benefícios, como bate-papo em grupos, compartilhamento de conteúdo e localização, chamadas de voz IP, classificação por estrelas, recibos de leitura, vídeo chamadas e integração com chatbots podem ser encontrados também no RCS.

Marca verificada para as empresas com o uso do RCS

O RCS oferece um beneficio especial para as empresas, a possibilidade de verificação da marca pelo Google, que gera muito mais confiança aos clientes dos negócios.

Com sua marca verificada, a empresa pode adicionar às mensagens cores personalizadas e logotipos comerciais, melhorando o reconhecimento e autoridade da marca.

Qual sua opinião sobre os benefícios do RCS para a comunicação pessoal e empresarial? O que achou do conteúdo de hoje? Escreva pra gente nos comentários!! Ah!! Aguarde que logo mais tem matéria nova sobre o assunto por aqui!!😉

Um comentário em “Quais os benefícios na utilização do RCS principalmente para as empresas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: