RCS: você sabe o que é?

Rich Communication Services, conhecido simplesmente por RCS refere-se a um novo padrão de comunicação que visa oferecer mais recursos às pessoas e empresas, no envio de informações através de mensagens pelo celular.

Desenvolvido pela Associação Mundial das Operadoras Móveis (GSMA) em parceria com o Google, o RCS foi lançado mundialmente, em 2020, após quase três anos de testes, para utilização em dispositivos com sistema operacional Android.

RCS versus SMS

O serviço de mensagens realizado por meio do RCS nasceu como uma proposta para substituir o popularmente conhecido SMS (Short Message Service), tecnologia que vem sendo utilizada até os dias atuais, desde os anos 90.

Uma das diferenças entre os dois sistemas, refere-se a forma de realização de cobrança. No SMS, cobra-se por cada mensagem enviada, já no RCS, pela franquia de dados adquirida.

O RCS também se diferencia do SMS por oferecer uma interface de Programação de Aplicativos (API) aberta e gratuita, permitindo que empresas integrem chatbots (robôs de atendimento) e outros sistemas de atendimento ao cliente.

Além disso, por meio deste serviço é possível o envio não apenas de mensagens de texto, como é o caso do SMS, mas também imagens, GIFs, vídeos, arquivos, áudios, botões interativos, carrosséis de fotos e localização, por exemplo.

Quem pode utilizar o RCS?

Até um tempo atrás, a utilização do RCS estava vinculada às operadoras de telefonia do país. Hoje, a situação é outra, ou seja, qualquer pessoa que possua um dispositivo com sistema Android, pode acessar o serviço, independentemente de sua operadora.

Quer saber mais sobre RCS? Confira as próximas matérias aqui no DigiBlog!! Ah! Não deixe de nos contar o que achou do conteúdo de hoje, combinado? Até mais!!😉

Um comentário sobre “RCS: você sabe o que é?

Deixe uma resposta