Uchuu: a simulação do universo mais realista que existe

Quem não fica espantado com a grandeza do nosso universo? Muitos estudos e tecnologias são impulsionados devido ao encanto que galáxias, estrelas, planetas exercem nas pessoas. Conheça a Uchuu, a maior e mais realista simulação do universo existente nos dias de hoje.

O universo virtual apresentado pela Uchuu (universo, em japonês) conta com 2,1 trilhões de “corpos”, produzidos no supercomputador ATERUI II, no Japão. O projeto também contou com a participação do computador skun6 @ IAA na Espanha.

Como a simulação Uchuu funciona?

A simulação demonstra a evolução do universo ao longo de 13 bilhões de anos, que pode ser vista através do comportamento de halos e subhalos de matéria escura, abrangendo aqueles que hospedam galáxias anãs e aglomerados de galáxias massivas de uma forma jamais vista.

Todo o material foi organizado em um cubo computacional, cujas distâncias alcançadas por suas laterais chegam a 9,6 bilhões de anos luz o equivalente a 75% das existentes entre a Terra e as galáxias mais distantes já vistas.

Para que os resultados esperados fossem alcançados, uma equipe internacional de pesquisadores precisou de potência computacional e espaço de armazenamento bem grandes. Foram utilizados mais de 40.000 núcleos de computadores e mais de 20 milhões de horas computacionais.

Todo este trabalho resultou na produção de mais de 3 petabytes de dados, o equivalente a 3.000 terabytes ou 3 milhões de gigabytes. Muita coisa, não é mesmo?

Para conferir os dados públicos Uchuu DR1, acesse o site Skies & Universes

 E aí? O que achou da simulação Uchuu? Escreva aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: