O WhatsApp vem enfrentando muitos problemas ao redor do mundo, devido à sua nova política de privacidade. Porém, a forma de atuação do app já vem sendo criticada bem antes disso.
Nesta quinta-feira (02) o mensageiro foi multado em R$ 1,3 bilhão por violar lei de proteção de dados da Europa. A decisão foi tomada pela autoridade digital da Irlanda, após investigação iniciada em 2018 envolvendo o uso de informações pessoais dos usuários do app.
De acordo com o órgão irlandês, o WhatsApp não deixou claro como é realizado o compartilhamento dos dados com outras empresas do grupo Facebook.
Falamos recentemente aqui no blog, sobre as mudanças na política de privacidade do app que serão realizadas para adequar sua atuação à Lei Geral de Proteção de Dados brasileira. Para conferir clique aqui.
A aplicação da multa é um bom exemplo das consequências as quais o mensageiro está sujeito, caso não cumpra as solicitações das autoridades responsáveis.
Na União Europeia, é a segunda maior multa aplicada a uma companhia, pela não adequação à legislação de proteção de dados. A primeira, foi direcionada à Amazon, no valor de aproximadamente R$ 4,5 bilhões, em junho de 2021.
Além da multa, o WhatsApp tem o prazo de três meses para corrigir as falhas destacadas pela investigação.
Você acredita que regulamentar a atuação do WhatsApp, através da legislação, é importante? Escreva pra gente a sua opinião!!👇