5 dicas para deixar seu notebook com Windows mais rápido

Quem trabalha ou lida diariamente com modelos mais antigos de notebook, sabe como é complicado ter que esperar, quando ligamos ou reiniciamos a máquina. Mas, você sabia que existem algumas ações simples de realizar que melhoram bastante o desempenho do sistema? Dê só uma olhadinha nas 5 dicas que preparamos para você!

DICA 1: Desinstale programas que você não usa mais e escolha apps mais leves

Com o passar do tempo, os programas instalados vão se acumulando no sistema e caso não sejam desinstalados podem influenciar no desempenho da máquina. A dica é excluir aqueles que não são mais utilizados. Alguns apps podem funcionar em segundo plano, mesmo sem estarem em uso, o que contribui para a lentidão.

Além disso, vale a pena escolher apps semelhantes, porém, mais leves, como por exemplo, antivírus e navegadores.

DICA 2: Remova arquivos temporários

Os arquivos temporários da internet consistem naqueles que são salvos pelo navegador automaticamente (ficam armazenados em cache) na unidade de armazenamento sempre que você visita, pela primeira vez, um site. Esses arquivos ao serem excluídos podem liberar um espaço considerável!

Você pode removê-los diretamente pelo navegador ou pelo Painel de Controle do notebook.

Existem também arquivos armazenados na unidade C que também contribuem para a lentidão da máquina. Neste caso aconselha-se utilizar a ferramenta nativa do Windows denominada “limpeza de disco”. Para isso, com ela aberta, execute a análise do disco/partição que deseja limpar.

DICA 3: Verifique a existência de vírus e malwares

Malwares são considerados softwares maliciosos que além de trazer muitos prejuízos quando acessados, comprometem também a performance do sistema. O mesmo acontece em relação aos vírus, principalmente aqueles denominados cripto e adwares.

Lembre-se sempre de manter seu antivírus atualizado e ativo em seu notebook!! Aconselha-se fazer uma varredura com frequência.

DICA 4: Limpe a inicialização do sistema

Sempre que o notebook inicia o Windows, alguns componentes e aplicações podem carregar automaticamente, prolongando o tempo de abertura do sistema. Uma ação que visa ajudar, neste caso, consiste na limpeza desses componentes, através do “Gerenciador de Tarefas” do seu notebook.

DICA 5: Desfragmentação de disco

Com o tempo, devido a forma como o sistema organiza arquivos no HD (disco mecânico), os dados são fragmentados na unidade, sendo muito útil recorrer à desfragmentação de disco. Desta forma, o HD não precisa ficar “buscando” dados e passa assim a fazer leituras muito mais rápidas.

E aí? O que achou das dicas de hoje? Gostaria de saber mais sobre alguma delas em especial?? Conte pra gente, nos comentários!!⏬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: