A Inteligência Artificial é uma tecnologia desenvolvida para apresentar comportamento inteligente, ou seja, pensar de forma semelhante aos seres humanos, por meio de aprendizado. É possível observar sua atuação em diferentes locais e situações, inclusive nos processos seletivos realizados pelas empresas!
Trata-se de uma realidade em expansão, mas que ainda é vista com receio. De um lado há os que a defendem, devido à facilidade e melhorias decorrentes de sua utilização. Do outro, aqueles que se preocupam com pré-julgamentos humanos que podem ser aprendidos e adotados pelas máquinas nas contratações.
Como utilizar a Inteligência Artificial de forma positiva nos processos seletivos das empresas?
Tudo parte da forma como a IA é introduzida ao trabalho de seleção pelos próprios colaboradores. Eles precisam apresentar o perfil da empresa, as necessidades da vaga, pré-requisitos, filtros, enfim…Todas as informações fundamentais à máquina.
Caberá à Inteligência Artificial armazenar e trabalhar os dados, ajudando a encontrar e indicar o profissional que mais seja adequado à vaga oferecida. Imagine o processo de seleção em grandes organizações, quantos currículos podem ser recebidos de candidatos a uma única vaga? O auxilio da IA torna-se muito importante!
Além da forma como a IA é trabalhada por meio das informações implementadas pelos colaboradores em seus sistemas, seria interessante que os próprios candidatos à vaga tivessem o conhecimento que eles também podem ajudar no processo de seleção, como? Acrescentando aos currículos, palavras-chaves e informações específicas de acordo com a vaga.
A Inteligência Artificial analisa, tanto se a pessoa combina com os requisitos da vaga, quanto se a empresa espera encontrar candidatos com uma determinada formação técnica, ou com certa experiência profissional.
É fundamental que o candidato não utilize o mesmo currículo para todas as vagas que aparecem. As informações contidas devem ser muito bem trabalhadas.
Seres humanos + Inteligência Artificial
Mesmo com uso da Inteligência Artificial nos processos de seleção das empresas, deve-se ter sempre em mente a presença do colaborador acompanhando todo o processo. Afinal, a máquina é um auxilio e não um substituto do ser humano. É necessário estarem atentos para que pessoas sejam incluídas e não excluídas dessas oportunidades de contratação.
E aí? Já conhecia essa atuação da Inteligência Artificial? Gosta de assuntos como esse? Conte pra gente, nos comentários!😉