A Inteligência Artificial aplicada aos processos de seleção das empresas

A Inteligência Artificial é uma tecnologia desenvolvida para apresentar comportamento inteligente, ou seja, pensar de forma semelhante aos seres humanos, por meio de aprendizado. É possível observar sua atuação em diferentes locais e situações, inclusive nos processos seletivos realizados pelas empresas!

Trata-se de uma realidade em expansão, mas que ainda é vista com receio. De um lado há os que a defendem, devido à facilidade e melhorias decorrentes de sua utilização. Do outro, aqueles que se preocupam com pré-julgamentos humanos que podem ser aprendidos e adotados pelas máquinas nas contratações.

Como utilizar a Inteligência Artificial de forma positiva nos processos seletivos das empresas?

Tudo parte da forma como a IA é introduzida ao trabalho de seleção pelos próprios colaboradores. Eles precisam apresentar o perfil da empresa, as necessidades da vaga, pré-requisitos, filtros, enfim…Todas as informações fundamentais à máquina.

Caberá à Inteligência Artificial armazenar e trabalhar os dados, ajudando a encontrar e indicar o profissional que mais seja adequado à vaga oferecida. Imagine o processo de seleção em grandes organizações, quantos currículos podem ser recebidos de candidatos a uma única vaga? O auxilio da IA torna-se muito importante!

Além da forma como a IA é trabalhada por meio das informações implementadas pelos colaboradores em seus sistemas, seria interessante que os próprios candidatos à vaga tivessem o conhecimento que eles também podem ajudar no processo de seleção, como? Acrescentando aos currículos, palavras-chaves e informações específicas de acordo com a vaga.

A Inteligência Artificial analisa, tanto se a pessoa combina com os requisitos da vaga, quanto se a empresa espera encontrar candidatos com uma determinada formação técnica, ou com certa experiência profissional.

É fundamental que o candidato não utilize o mesmo currículo para todas as vagas que aparecem. As informações contidas devem ser muito bem trabalhadas.

Seres humanos + Inteligência Artificial

Mesmo com uso da Inteligência Artificial nos processos de seleção das empresas, deve-se ter sempre em mente a presença do colaborador acompanhando todo o processo. Afinal, a máquina é um auxilio e não um substituto do ser humano. É necessário estarem atentos para que pessoas sejam incluídas e não excluídas dessas oportunidades de contratação.

E aí? Já conhecia essa atuação da Inteligência Artificial? Gosta de assuntos como esse? Conte pra gente, nos comentários!😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: