Imagens do satélite brasileiro Amazonia-1 já podem ser visualizadas. Confira!

Você sabia que o Brasil possui um satélite em funcionamento, totalmente projetado e operacionalizado por ele? É isso mesmo! Estamos falando do Amazonia-1, lançado em fevereiro de 2021 e que passou recentemente a permitir o acesso público às suas imagens.

O satélite de observação da Terra, Amazonia-1 é o primeiro totalmente desenvolvido pelo país, através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em parceria com a Agência Espacial Brasileira e sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Sua órbita foi projetada para proporcionar uma alta taxa de revisita (5 dias) e assim, ser capaz de disponibilizar uma grande quantidade de dados de um mesmo ponto da superfície terrestre. Tal característica é fundamental em aplicações como alerta de desmatamento na Amazônia, por exemplo, já que aumenta a probabilidade de captura de imagens úteis diante da cobertura de nuvens da região.

As imagens geradas pelo satélite estão disponíveis em um site da Divisão de Geração de Imagens, parte do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para acessá-las o usuário deve fazer um cadastro que o permite navegar por um catálogo formado por imagens de diferentes satélites, como o Amazonia-1, o CBERS-4 entre outros.

É só escolher uma coleção de dados, utilizar os recursos para selecionar o conjunto de dados que serão pesquisados, filtrar a busca e escolher as imagens a serem baixadas.

Caso queira experimentar o recurso, acesse o site http://www2.dgi.inpe.br/catalogo/explore

Depois de ver como funciona na prática, volta aqui e conta pra gente qual o local que você pesquisou no mapa!! E o que achou do recurso!😀👍

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: